41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Política Aterro Zero

Sonho idealista x meta realista?

 

Cada vez mais vemos empresas implantando programas ou política de aterro zero, mas o que isso significa?

O Conceito “aterro zero” foi criado pela Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA), no qual qualquer empresa ou sociedade deve desviar de aterro, incineradores e meio ambiente, pelo menos 90% dos seus descartes e se comprometer com a meta de reduzir a quantidade de materiais descartados (ZWIA, 2015).

De acordo com o Artigo 9º da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 2010, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

A política do aterro zero vai de encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o objetivo nº 12 que se refere ao Consumo e Produção Responsáveis. Para saber mais sobre os 17 objetivos de ODS, clique aqui.

Como está a gestão de resíduos na sua empresa? Você continua enviando resíduos para aterro?

Já se foi a época que aterro era a alternativa mais econômica, se a sua empresa não está tendo a visão de gestão de resíduos mais eficiente, econômica circular e melhoria contínua, ela está atrasada e vai ficar para trás. Uma alternativa para os resíduos é o CDR – Combustível Derivado de Resíduo, para fins de uso como combustível, mediante coprocessamento, em indústrias de produção de cimento.

Para que a empresa se torne aterro zero ela precisa primeiramente identificar quais são os tipos de resíduos gerados pela atividade e buscar formas de reduzir, reutilizar, reciclar, e depois de esgotar todas as alternativas só o rejeito deve ser descartado.

Por fim, aterro zero é uma meta realista. Conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente para melhorar a gestão de resíduos na sua empresa!

Maíra Caires Aquino
Maíra Caires Aquino
Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x