41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Remoção de Poluentes da Atmosfera

Poluentes da Atmosfera

A atmosfera é “bombardeada” diariamente por poluentes provenientes, na grande maioria, da queimas de combustíveis e biomassa. Alguns destes poluentes são os óxidos de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o material particulado.

Como é sabido, o meio ambiente tem sua própria forma de autorrecuperação. Porém, em muitos casos, não está preparado para se regenerar das altas cargas de poluentes gerados pelo homem. Cabe à nós, poluidores, buscar tecnologias e implantá-las a fim de minimizar a concentração destas emissões.

Os poluentes atmosféricos podem estar presentes em três fases: sólida, líquida e gasosa. A fase gasosa é dita como gases traço e a fase sólida e líquida é conhecida como aerossol.

O aerossol se dissipa a partir de fontes naturais, como o vento, no solo gerando poeira ou no mar, que resulta no spray marinho. Sua forma de remoção natural pode ocorrer a partir da deposição seca e úmida.

A deposição seca consiste na absorção destes poluentes na superfície do solo, na água ou vegetação. Já a deposição úmida consiste na remoção dos poluentes por hidrometeoros (gotículas de nuvem, gotas de chuva, cristais de gelo, neve, etc).

Vários estudos envolvendo modelagem que utilizam o modelo RAMS e o Below Cloud Beheng Versão 2 – B.V.2 têm sido aplicados para identificar a diferença de concentração de poluentes atmosféricos na atmosfera, dentro das nuvens e embaixo das nuvens (a partir da chuva) e os resultados têm sido satisfatórios para os óxidos de nitrogênio e de enxofre, com destaque para a maior remoção dentro da nuvem (cerca de 89 a 99%) que tem esta eficiência principalmente por causa da nucleação das gotas, ou seja, formação das gotas de chuva (GONÇALVES, F.L.T et al, 1996).

Outros destaques nestes estudos são: quanto maior o volume e tempo de precipitação, maior a remoção, bem como quanto maior a altura da nuvem, mais eficiente será também esta remoção (SILVA, M.P.R, 2006).

(09/07/2016)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x