41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Remoção de Poluentes da Atmosfera

Poluentes da Atmosfera

A atmosfera é “bombardeada” diariamente por poluentes provenientes, na grande maioria, da queimas de combustíveis e biomassa. Alguns destes poluentes são os óxidos de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o material particulado.

Como é sabido, o meio ambiente tem sua própria forma de autorrecuperação. Porém, em muitos casos, não está preparado para se regenerar das altas cargas de poluentes gerados pelo homem. Cabe à nós, poluidores, buscar tecnologias e implantá-las a fim de minimizar a concentração destas emissões.

Os poluentes atmosféricos podem estar presentes em três fases: sólida, líquida e gasosa. A fase gasosa é dita como gases traço e a fase sólida e líquida é conhecida como aerossol.

O aerossol se dissipa a partir de fontes naturais, como o vento, no solo gerando poeira ou no mar, que resulta no spray marinho. Sua forma de remoção natural pode ocorrer a partir da deposição seca e úmida.

A deposição seca consiste na absorção destes poluentes na superfície do solo, na água ou vegetação. Já a deposição úmida consiste na remoção dos poluentes por hidrometeoros (gotículas de nuvem, gotas de chuva, cristais de gelo, neve, etc).

Vários estudos envolvendo modelagem que utilizam o modelo RAMS e o Below Cloud Beheng Versão 2 – B.V.2 têm sido aplicados para identificar a diferença de concentração de poluentes atmosféricos na atmosfera, dentro das nuvens e embaixo das nuvens (a partir da chuva) e os resultados têm sido satisfatórios para os óxidos de nitrogênio e de enxofre, com destaque para a maior remoção dentro da nuvem (cerca de 89 a 99%) que tem esta eficiência principalmente por causa da nucleação das gotas, ou seja, formação das gotas de chuva (GONÇALVES, F.L.T et al, 1996).

Outros destaques nestes estudos são: quanto maior o volume e tempo de precipitação, maior a remoção, bem como quanto maior a altura da nuvem, mais eficiente será também esta remoção (SILVA, M.P.R, 2006).

(09/07/2016)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica de Miranda Paulo
Engenheira Ambiental, Mestra em Meio Ambiente Urbano e Industrial e Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!