41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba participaram do Debate Técnico sobre Estudo de Impacto de Vizinhança.

No dia 22 de novembro de 2017 ocorreu o Debate Técnico – Estudo de Impacto de Vizinhança: Contribuição à Gestão Urbana na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Estavam presentes servidores públicos de Campo Largo, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Colombo e Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, bem como representantes de empresas privadas, estudantes e vereadores.

A abertura do evento foi realizada pelo Arquiteto e Urbanista, Agente de Fiscalização do CAU/PR, Walter Gustavo Linzmayer e na sua explanação trouxe o seu ponto de vista sobre a falta da exigência do Estudo de Impacto de Vizinhança em Curitiba. Na sequência, fizeram apresentações também o Arquiteto e Urbanista André Turbay a respeito do eiv como uma ferramenta para uma cidade pretendida, a Engenheira Ambiental Jéssica de Miranda Paulo, com sua dissertação de mestrado, trazendo um termo de referência ideal para o Estudo, a Arquiteta e Urbanista Talita de Miranda Paulo apresentando sobre a importância das análises dos parâmetros urbanos e uso e ocupação do solo, as Arquitetas e Urbanistas, Jamile Salim e Karla Stamoulis  trazendo o case de Ponta Grossa na aplicação dos EIV’s e os Advogados Igor Rayzel e Alisson Nichel trazendo os limites legais das medidas mitigadoras e compensatórias bem como as responsabilidades criminais dos servidores públicos.

Após a exposição dos palestrantes, foi dado início ao debate, o qual foi muito proveitoso para a discussão entre as prefeituras e a troca de experiências. Alguns profissionais apresentaram as dificuldades enfrentadas e as pressões políticas existentes. Na ocasião foi muito discutido a questão da obrigatoriedade da realização da audiência pública, bem como a equipe mínima que deve elaborar o estudo e  formas de monitorar as medidas mitigadoras após aprovação do alvará, entre outros.

Nós da Sinergia Engenharia ficamos muito contentes com a presença de todos e com o resultado desse primeiro debate. Esperamos que este evento não seja o fim de uma discussão, mas o início da evolução do uso do EIV, através  da troca de experiências entre os municípios. 

Nosso agradecimento especial à Universidade Federal do Paraná – UFPR, ao  Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial –MAUI, GATMA, Sanepar, Beno Brandão Advogados, Nichel, Leal & Varasquim Advogados, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa – IPLAN e a Prefeitura de Ponta Grossa.

Contem conosco!

(24/11/2017)

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x