41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Projeto de Recomposição Florestal como benefício aos empreendimentos imobiliários

O projeto de reposição florestal tem como finalidade a compensação do volume de matéria-prima extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal. O objetivo principal do projeto é a reposição florestal com espécies nativas que contribuam para a ecologia local no quesito de diversidade biológica, com diversidade de espécies de crescimento rápido.

Conforme disposto na Instrução Normativa MMA N° 06/2006 e o Decreto Federal N° 5.975/2006, a reposição florestal é necessária quando a pessoa física ou jurídica detém a autorização de supressão de vegetação natural. A supressão é realizada, por exemplo, em casos de implantação de empreendimentos imobiliários novos. Nestes casos a reposição também pode ser utilizada para composição das áreas verdes que são obrigatórias para os condomínios.

No projeto de recomposição florestal deverão ser apontadas alternativas e estratégias de plantio, espécies a serem utilizadas, procedimentos adequados para a implantação do projeto e orientações para o monitoramento técnico adequado, que irá assegurar a permanência e estabelecimento da nova vegetação.
Nesse contexto imobiliário, a recomendação técnica de reposição florestal pode ter como prioridade a diversidade sucessional com espécies frutíferas e atrativas a fauna, aumentando assim a dispersão zoocórica o que favorece o estabelecimento da estrutura florestal na área de forma mais rápida e abre possibilidades para entrada de novas espécies e indivíduos naturalmente.

A Sinergia Engenharia pode te auxiliar na elaboração do seu projeto de recomposição florestal! Entre em contato conosco.

Beatriz Cristina de Goes
Beatriz é Engenheira Florestal na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Florestal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2017 e especialização em Gestão Sustentável e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2019.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x