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Quem é o Consumidor Sustentável?

Todos nós sabemos que vivemos em uma Sociedade de Consumo. Isso significa que os produtos e marcas que consumimos influenciam na formação e fortalecimento da nossa identidade. Antigamente consumia-se por pura necessidade: para se alimentar, se proteger do frio e satisfazer as necessidades básicas. Hoje consumimos por prazer.

O problema é que todo mundo quer consumir, e muito. As consequências do consumo desenfreado são: a escassez dos recursos naturais, o aumento da poluição,  das condições precárias de trabalho, da desigualdade, entre outros.

Aí temos duas situações: a primeira é aquela pessoa que acha que não tem nada a ver com esses problemas, que o mundo é assim e ela não tem culpa. Geralmente há uma certa incoerência pois essa pessoa tende a se sensibilizar ao assistir uma reportagem que apresenta as más condições de trabalho de um país ou ao ver a mortalidade e sofrimento de uma espécie animal em decorrência da poluição. A segunda pessoa é aquela que tem ciência da realidade, sabe da sua responsabilidade e está disposto a tomar alguma atitude ou já faz alguma coisa em prol da mudança de realidade, esses são os Consumidores Verdes, Éticos, Responsáveis ou Conscientes. Qual a diferença entre eles?

O Consumidor Verde é aquele que além de buscar qualidade e bom preço, dá preferência aos produtos ou serviços que não agridam o meio ambiente tanto na produção, quanto na distribuição, no consumo e no descarte final. O problema é que muitas vezes ele não se atenta à quantidade consumida e nem às questões sociais envolvidas naquele produto ou serviço.

Já o Consumidor Ético, Responsável ou Consciente é aquele que, além de incluir a preocupação ambiental nas escolhas, inclui também a preocupação social que muitas vezes pode ter um impacto geograficamente distante. Ele também se preocupa em consumir poucas quantidades.

E o Consumidor Sustentável? O Consumidor Sustentável não existe, o que pode existir é uma sociedade ou uma comunidade Consumidora Sustentável. Por que? Pois a sustentabilidade não se constrói sozinha, o Consumo Sustentável abrange inovações tecnológicas, mudanças nas escolhas individuais de consumo, enfatiza ações coletivas,  mudanças políticas, econômicas e institucionais. Ou seja, para uma comunidade ser uma Consumidora Sustentável, deve haver uma relação mais solidária entre os diversos setores, todos os cidadãos precisam praticar um consumo ético, todas as empresas devem ter e aplicar a sustentabilidade, o governo deve incentivar projetos e empresas sustentáveis e a corrupção deve ser erradicada. Portanto, toda a comunidade deve estar envolvida.

Ok, então por onde posso começar para me tornar um Consumidor Consciente? Selecionamos os 12 Princípios do Consumo Consciente elaborados pelo Instituto Akatu (março de 2011):

1. Planeje suas compras: Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo: Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário: Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4. Reutilize produtos e embalagens: Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5. Separe seu lixo: Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6. Use crédito conscientemente: Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados: Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços: Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente: Seja um militante da causa – sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos: Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores: Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo – 1. Planeje suas compras.

Por fim, NINGUÉM É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
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