41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Sob o ponto de vista ambiental, a construção civil é um dos setores que mais gera resíduos, muitos dos quais ainda são destinados de forma incorreta. A reciclagem de tais resíduos é uma forma de gerar benefícios, não somente ambientais, mas também econômicos e sociais.

Pensando em indicar aos nossos clientes do setor de construção civil, uma empresa que realize este tipo de atividade, no dia 29 de Setembro de 2015, a Sinergia Engenharia conheceu a Usipar – Usinas de Recicláveis Sólidos do Paraná.

A Usipar ocupa uma área de 54 mil m² e está localizada no Município de Almirante Tamandaré. A atividade principal da empresa é a reciclagem de resíduos da construção civil, mais especificamente resíduos da Classe A, que são os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados como agregados, tais como: componentes cerâmicos, concretos e argamassas. Como resultados deste processo há a produção de brita, pedrisco, areia, rachão e saibro. Estes subprodutos podem ser utilizados como agregados, porém não são indicados para a parte estrutural. Economicamente são mais viáveis quando comparados à materiais novos.

A empresa recebe ainda resíduos classe B, C e D, ou seja, todos os tipos de resíduos gerados em uma obra de construção civil, dando a todos uma destinação adequada de acordo com sua a classificação, o que pode ser comprovado mediante Certificado de Destinação de Resíduos – CDR.

No processo de gerenciamento de resíduos da construção civil é importante que o empreendedor faça uma correta segregação dos mesmos. Vale lembrar que caçambas com materiais de diversas classes misturadas são mais caras que caçambas corretamente segregadas.

Para conhecer os serviços que a Sinergia Engenharia presta neste sentido clique aqui!.

Para entender melhor como funciona o processo de reciclagem de resíduos Classe A clique aqui!.

(09/10/2015) 

Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana de Moraes Ferreira
Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!