41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Sob o ponto de vista ambiental, a construção civil é um dos setores que mais gera resíduos, muitos dos quais ainda são destinados de forma incorreta. A reciclagem de tais resíduos é uma forma de gerar benefícios, não somente ambientais, mas também econômicos e sociais.

Pensando em indicar aos nossos clientes do setor de construção civil, uma empresa que realize este tipo de atividade, no dia 29 de Setembro de 2015, a Sinergia Engenharia conheceu a Usipar – Usinas de Recicláveis Sólidos do Paraná.

A Usipar ocupa uma área de 54 mil m² e está localizada no Município de Almirante Tamandaré. A atividade principal da empresa é a reciclagem de resíduos da construção civil, mais especificamente resíduos da Classe A, que são os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados como agregados, tais como: componentes cerâmicos, concretos e argamassas. Como resultados deste processo há a produção de brita, pedrisco, areia, rachão e saibro. Estes subprodutos podem ser utilizados como agregados, porém não são indicados para a parte estrutural. Economicamente são mais viáveis quando comparados à materiais novos.

A empresa recebe ainda resíduos classe B, C e D, ou seja, todos os tipos de resíduos gerados em uma obra de construção civil, dando a todos uma destinação adequada de acordo com sua a classificação, o que pode ser comprovado mediante Certificado de Destinação de Resíduos – CDR.

No processo de gerenciamento de resíduos da construção civil é importante que o empreendedor faça uma correta segregação dos mesmos. Vale lembrar que caçambas com materiais de diversas classes misturadas são mais caras que caçambas corretamente segregadas.

Para conhecer os serviços que a Sinergia Engenharia presta neste sentido clique aqui!.

Para entender melhor como funciona o processo de reciclagem de resíduos Classe A clique aqui!.

(09/10/2015) 

Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x