41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Reflexão para o Dia do Meio Ambiente

Hoje, dia 05 de junho, o mundo comemora o dia do Meio Ambiente. Aqui no Paraná, estamos vivenciando diversos eventos nos últimos meses: Covid-19, dengue, escassez da água, queimadas ilegais e acidentes ambientais com derramamento de combustível.

Convido você a refletir comigo: o que estamos fazendo com o nosso meio ambiente? O que eu estou fazendo? O que você está fazendo? Se todos no mundo agissem e tomassem decisões iguais as que que você toma, o meio ambiente seria melhor, igual ou pior do que é hoje?

Eu digo que se todos no mundo agissem como eu ajo no dia-dia, o mundo estaria pior. Não me orgulho desta afirmação, mas procuro ser muito crítica com minhas ações para que este mundo se torne menos pior.

Por exemplo, adoro pedir comida em casa e este hábito aumentou após o início da pandemia. A parte negativa deste prazer é que a geração de resíduos sólidos aumentou. O que faço então? Faço a segregação dos resíduos sólidos e evito sujar embalagens para que os resíduos recicláveis não se tornem não recicláveis. Enfim, este é só um exemplo.

Na Sinergia Engenharia, temos o propósito de potencializar a sustentabilidade como modelo de negócio de nossos clientes. Acreditamos que quando trabalhamos em sinergia com nossos clientes, o ganho ambiental é ainda maior.

Entendemos como sinergia a contribuição de cada um para o desenvolvimento e melhoria constante de nossos procedimentos internos e projetos. Deste modo, nossa forma de gestão é colaborativa e nosso objetivo maior é que nossos projetos e serviços reflitam em ações eficientes em prol de um bem comum.

As situações citadas no início desse texto, como Covid-19, dengue, escassez da água, queimadas ilegais e acidentes ambientais com derramamento de combustível estão sim diretamente relacionadas com nossas ações e decisões que tomamos no nosso dia dia.

Vivemos em um ecossistema, um problema sanitário de um país distante pode sim impactar no nosso país, estado, cidade e bairro. A gestão incorreta dos resíduos sólidos na sua residência e na sua empresa podem sim contribuir com o aumento de focos do mosquito da dengue. Aquela derrubada de vegetação ou queimada sem autorização e que ninguém viu e nem autuou, vai sim impactar no microclima e também no solo que deixará de absorver água e consequentemente, vai piorar a crise hídrica que estamos vivendo.

E por fim, a ausência de implantação de projetos de avaliação e prevenção de riscos ambientais podem sim causar acidentes ambientais e ainda contaminar uma região de abastecimento de água que, pasme, está sofrendo com falta de água.

A mensagem que deixo é que o meio ambiente não é sinônimo de burocracia e que nossas ações estão diretamente relacionadas com a qualidade ambiental.

Se você quer melhorar a saúde ambiental, sugiro que comece refletindo sobre suas atitudes e escolhas pessoais e depois reflita sobre a empresa em que trabalha: Se todos no mundo agissem e tomassem decisões iguais as que você toma, o meio ambiente seria melhor, igual ou pior do que é hoje?

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x