out
Resultados do Inventário de Gases de Efeito Estufa do VIII SBEA

A Sinergia Engenharia elaborou o 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – SBEA à convite da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM.
O VIII SBEA foi realizado do dia 04 ao dia 08 de setembro de 2015 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR e teve como objetivo principal promover a discussão de temas e assuntos relacionados com a Engenharia Ambiental.
Para a elaboração do Inventário foi utilizada a Ferramenta GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol Initiative – Iniciativa do Protocolo de Gases do Efeito Estufa).
As emissões absolutas do VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental foram de 0,161 T CO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) para o Escopo 1; 0,464 T CO2e para o Escopo 2 e 20,73 T CO2e para o Escopo 3, totalizando para os 5 dias de evento 21,35 T CO2e.
O Escopo 1 referiu-se às emissões dos seis veículos utilizados exclusivamente para o apoio do evento, sendo que dois deles eram movidos à energia elétrica, o que deixou de emitir 0,14 T CO2e.
O Escopo 2 abrangeu as emissões provenientes da energia elétrica utilizadas nos 3 auditórios e adquiridas da concessionária local, são eles: Teatro da Universidade Católica – TUCA e Anfiteatros Gregor Mendel e Tristão de Ataíde. O Teatro da Universidade Católica – TUCA foi responsável por 84,26% das emissões deste escopo.
Já as emissões indiretas do Escopo 3 tiveram como fonte os deslocamentos dos palestrantes e congressistas até a cidade de Curitiba e dentro da cidade e região metropolitana; o consumo de papel e copos plásticos e os resíduos sólidos gerados. Somente o deslocamento até a cidade de Curitiba foi responsável por 62,61% das emissões deste escopo.
A metodologia da USP ESALQ permitiu concluir que, para o evento neutralizar o carbono emitido, deverão ser plantadas 320 árvores.
A APEAM realizará o plantio de árvores nativas em uma praça do bairro Tatuquara, em Curitiba.
O Inventário foi elaborado pela Sinergia Engenharia em parceria com a Engenheira Ambiental Giovanna Lunkmoss de Christo, contou com o apoio de 8 alunos do Curso de Engenharia Ambiental supervisionados pela Prof.ª Luciene Ribeiro, professora do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Ideal Ambiental– Serviços de Engenharia e Consultoria e mais 7 instituições .
Instituições diretamente envolvidas com o Inventário:
- Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM;
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR;
- Grupo Marista;
- Ideal Ambiental – Serviços de Engenharia e Consultoria;
- Mor Gestão Ambiental e Florestal;
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR;
- Prefeitura Municipal de Curitiba;
- Sinergia Engenharia de Meio Ambiente;
- T & M Eventos.
Apoio:
- Prof.ª Luciene Ribeiro, professora do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
- Alesse F.P Fritz, aluna do curso de Engenharia Ambiental da União de Ensino do Sudoeste do Paraná;
- Aline Opis Basilio, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
- André Vinicius Roque Cavalcante, aluno do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná;
- Bruno Moro, aluno do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
- Ismael das Neves Cordeiro Netto, aluno do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
- Leticia Cristina, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná;
- Letícia de Mello, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
- Suéli Alves Borges, aluna do curso de Engenharia Ambiental da União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
(02/10/2015)
Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial