41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Resultados do Inventário de Gases de Efeito Estufa do VIII SBEA

Inventário de Gases de Efeito Estufa

A Sinergia Engenharia elaborou o 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – SBEA à convite da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM.

O VIII SBEA foi realizado do dia 04 ao dia 08 de setembro de 2015 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR e teve como objetivo principal promover a discussão de temas e assuntos relacionados com a Engenharia Ambiental.

Para a elaboração do Inventário foi utilizada a Ferramenta GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol Initiative – Iniciativa do Protocolo de Gases do Efeito Estufa).

As emissões absolutas do VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental foram de 0,161 T CO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) para o Escopo 1; 0,464 T CO2e para o Escopo 2 e 20,73 T CO2e para o Escopo 3, totalizando para os 5 dias de evento 21,35 T CO2e.

 O Escopo 1 referiu-se às emissões dos seis veículos utilizados exclusivamente para o apoio do evento, sendo que dois deles eram movidos à energia elétrica, o que deixou de emitir 0,14 T CO2e.

 O Escopo 2 abrangeu as emissões provenientes da energia elétrica utilizadas nos 3 auditórios e adquiridas da concessionária local, são eles: Teatro da Universidade Católica – TUCA e Anfiteatros Gregor Mendel e Tristão de Ataíde. O Teatro da Universidade Católica – TUCA foi responsável por 84,26% das emissões deste escopo.

 Já as emissões indiretas do Escopo 3 tiveram como fonte os deslocamentos dos palestrantes e congressistas até a cidade de Curitiba e dentro da cidade e região metropolitana; o consumo de papel e copos plásticos e os resíduos sólidos gerados. Somente o deslocamento até a cidade de Curitiba foi responsável por 62,61% das emissões deste escopo.

A metodologia da USP ESALQ permitiu concluir que, para o evento neutralizar o carbono emitido, deverão ser plantadas 320 árvores.

A APEAM realizará o plantio de árvores nativas em uma praça do bairro Tatuquara, em Curitiba.

O Inventário foi elaborado pela Sinergia Engenharia em parceria com a Engenheira Ambiental Giovanna Lunkmoss de Christo, contou com o apoio de 8 alunos do Curso de Engenharia Ambiental supervisionados pela Prof.ª Luciene Ribeiro, professora do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Ideal Ambiental– Serviços de Engenharia e Consultoria e mais 7 instituições .

Instituições diretamente envolvidas com o Inventário:

  • Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM;
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR;
  • Grupo Marista;
  • Ideal Ambiental – Serviços de Engenharia e Consultoria;
  • Mor Gestão Ambiental e Florestal;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR;
  • Prefeitura Municipal de Curitiba;
  • Sinergia Engenharia de Meio Ambiente;
  • T & M Eventos.

Apoio:

  • Prof.ª Luciene Ribeiro, professora do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
  • Alesse F.P Fritz, aluna do curso de Engenharia Ambiental da União de Ensino do Sudoeste do Paraná;
  • Aline Opis Basilio, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
  • André Vinicius Roque Cavalcante, aluno do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná;
  • Bruno Moro, aluno do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
  • Ismael das Neves Cordeiro Netto, aluno do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
  • Leticia Cristina, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná;
  • Letícia de Mello, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
  • Suéli Alves Borges, aluna do curso de Engenharia Ambiental da União de Ensino do Sudoeste do Paraná.

(02/10/2015)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x