41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Ruído Ambiental: Qual Limite sua Empresa deve Atender?

Você sabe qual é a quantidade máxima de ruído que sua empresa pode emitir?

A quantidade máxima é chamada tecnicamente de Limite de Nível de Pressão Sonora, medido em dB. A norma ABNT NBR 10.151 de 2019 limita os decibéis conforme tipo de área habitada e horário, se diurno ou noturno. O período noturno, conforme a Norma, deve começar depois das 22h00 e não deve terminar antes das 7h00 do dia seguinte. Se o dia seguinte for domingo ou feriado, o término do período noturno não deve ser antes das 9h00.

Os parâmetros da a ABNT NBR 10.151 de 2019 podem ser visualizados na tabela a seguir:

TIPOS DE ÁREAS HABITADAS Limites de nível de pressão sonora (dB)
Diurno Noturno
Área de residências rurais 40 35
Área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas 50 45
Área mista predominantemente residencial 55 50
Área mista com predominância de atividades comerciais e/ou administrativas 60 55
Área mista com predominância de atividades culturais, lazer e turismo 65 55
Área predominantemente industrial 70 60

Caso o Município possua alguma legislação delimitando outro período para o horário diurno, noturno e até vespertino, o mesmo deverá ser considerado, já que o objetivo da Norma é estabelecer diretrizes para as legislações.

O Município pode, também, determinar outro tipo de parâmetro para Limite de Nível de Pressão Sonora medido em dB e tipo de uso (tipos de áreas habitadas).

Mas como saber se sua residência, atividade ou empresa atende os parâmetros? Pois bem, devem ser realizadas medições por meio de um equipamento chamado sonômetro, devidamente calibrado conforme a ABNT NBR 10.151 de 2019, considerando o horário de funcionamento, por meio de profissional habilitado que tenha conhecimento na Norma.

Precisa de ajuda? Nós, da Sinergia Engenharia, possuímos equipe técnica especializada e equipamento adequado para realizar o Laudo de Ruído Ambiental.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x