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Seja o destaque no seu ramo de negócios em 2016!

Programas socioambientais

O ano de 2015 foi muito desafiador e atípico para a maioria das empresas brasileiras. A perspectiva é que 2016 seja parecido com o ano de 2015, mas todos esperamos que o mercado se aqueça o mais rápido possível.

E então, já imaginou que ótimo seria se destacar no seu ramo de negócio e ainda de sobra economizar dinheiro e conquistar novos mercados e clientes?

Grandes empresas como L’Oréal, O Boticário, Natura, entre tantas outras tem adotado uma política de compras que se baseia em crescimento mútuo, confiança e padrões elevados, ou seja, essas empresas valorizam os aspectos econômicos, éticos e socioambientais dos seus fornecedores, pois elas compreendem que a responsabilidade envolve todas as partes da cadeia e por isso exigem inovações na área ambiental, social, de saúde e segurança ocupacional.

Dessa forma, essas empresas avaliam diversas questões que vão além do valor da proposta comercial da sua empresa. Elas analisam se a sua empresa possui programas sociais e ambientais e o mais importante, se esses programas estão sendo aplicados e incorporados no dia a dia da empresa e quais são os seus resultados.

Portanto, se você tem interesse em atingir mercados desse nível, é muito importante que comece a inserir programas socioambientais no seu dia a dia. Esse investimento, além de dar a oportunidade da sua empresa estreitar o relacionamento com empreendimentos desse porte, ainda trazem retorno financeiro.

Um exemplo bem simples: se a sua empresa ainda não possui uma gestão eficaz de resíduos sólidos por exemplo, e gestão eficaz não quer dizer que possui um bonito e apresentável Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que está na gaveta pronto para ser apresentado em uma fiscalização do órgão ambiental, a gestão ambiental de resíduos sólidos compreende: separação correta de resíduos, redução da geração, dar prioridade para o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos para só então dispor em aterros, contratar empresas de transporte e destinação final devidamente licenciadas, controlar os documentos e certificados, entre tantas outras coisas.

A partir do momento em que a sua empresa reduz a geração de resíduos, é possível economizar com os custos de transporte e destinação final. A separação correta também pode trazer economia. Veja como: suponha que você pague R$ 200,00 por tonelada do seu resíduo para destinar para aterro, gere 15 toneladas por mês e não faça a separação. O seu custo mensal é de aproximadamente R$ 3.000,00. Agora, imagine se a sua empresa implantar um programa de separação de resíduos, diminuir para 10 toneladas por mês a destinação para aterro e vender a tonelada de reciclável por R$ 300,00 sendo que a quantidade total é de 5 toneladas. A sua empresa economizaria R$ 1.000,00 por mês e ainda ganharia R$ 1.500,00 mensais com a venda de materiais. No final de um ano o acumulado dessa economia é de R$ 12.000 e uma receita de R$ 18.000,00, nada mal! Uma outra opção seria fazer a doação dos materiais recicláveis para alguma associação de catadores da região, isso pode te dar uma ótima visibilidade no mercado.

A sustentabilidade abrange muitas outras questões, como: água, energia, matéria-prima, comunidade local, os colaboradores, entre outros em que a economia e a taxa de retorno também podem ser medidas.

Por fim, lembre-se que externalizar essas ações e programas aos seus stakeholders. Para saber como, veja a matéria Como divulgar os resultados das ações socioambientais promovidas pela sua empresa?

Portanto, fica como dica: aproveite o ano de 2016 para implantar programas e ações socioambientais e faça dessa crise a grande oportunidade para o seu negócio crescer.

Conte com a Sinergia Engenharia, o caminho para o seu negócio crescer de forma sustentável!

(18/12/2015)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.

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