41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Receba o Selo Clima Paraná para sua empresa!

Selo Clima Paraná

Já imaginou conseguir para a sua empresa o Selo Clima Paraná do Governo do Estado? A Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná – SEMA PR criou o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Para participar, a organização deve fazer o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa – GEE, preencher e enviar à SEMA PR os formulários da Declaração de Emissões de forma voluntária. Depois, a SEMA comunica à organização se a Declaração de Emissões fora validada ou não. Aquelas validadas receberão o Selo Clima Paraná.

De acordo com a Resolução SEMA 005 de 2016 que dispõe sobre o registro público estadual de emissões de gases de efeito estufa no Estado do Paraná, a elaboração do Inventário é de responsabilidade da organização inventariante, sendo que o mesmo deverá ser elaborado de acordo com a  norma ABNT NBR ISO 14064. A Resolução permite ainda a utilização da metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, ou outro método passível de ser verificado por um organismo de verificação.

As categorias dos selos são: Prata, Ouro e Ouro Plus. A classificação Prata se dará para as organizações que publicarem seus inventários contendo as emissões diretas (Escopo 1) e emissões indiretas por uso de energia (Escopo 2), sem verificação de um organismo certificado.

A classificação Ouro será concebida a todas as organizações que, além de publicarem seus inventários contendo as emissões diretas (Escopo 1) e emissões indiretas por uso de energia (Escopo 2), tenham sido comprovadamente certificadas por um organismo de verificação.

Por fim, a maior classificação que é Ouro Plus será concebida a todas as organizações que além de cumprirem com os pré-requisitos da classificação Ouro, demonstrarem ter havido redução anuais das emissões totais a uma taxa geométrica, de no mínimo, 2,28% em relação às emissões totais do ano base. Para isso, deve haver comprovadamente a verificação de um organismo.

Por fim, a última notícia importante é que com o Selo Ouro ou Selo Ouro Plus é possível prorrogar a validade da Licença de Operação. Após janeiro de 2017, este benefício ficará restrito ao Selo Ouro Plus.

Algumas das empresas que já aderiram ao selo são: Dudalina S.A, Klabin S.A.,Copel S.A, RodoNorte S.A, Ipiranga Produtos de Petróleo S.A, DSR Soluções e Inteligência Logística Ltda, IBQ Indústrias Químicas S.A, entre outras.

Não perca esta oportunidade! Para aprender a fazer o Inventário de Gases de Efeito Estufa, faça o curso Inventário de Gases de Efeito Estufa: Uma ferramenta de Gestão às Mudanças Climáticas, promovido pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM a ser realizado integralmente na plataforma EAD do CREA/PR. O período das inscrições vai de 11 de Abril à 30 de Junho de 2016, sendo que só é permitida a participação de profissionais registrados junto a este órgão.

Ou então, entre em contato conosco para fazermos o seu inventário!

(27-05-2016)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x