41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Receba o Selo Clima Paraná para sua empresa!

Selo Clima Paraná

Já imaginou conseguir para a sua empresa o Selo Clima Paraná do Governo do Estado? A Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná – SEMA PR criou o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Para participar, a organização deve fazer o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa – GEE, preencher e enviar à SEMA PR os formulários da Declaração de Emissões de forma voluntária. Depois, a SEMA comunica à organização se a Declaração de Emissões fora validada ou não. Aquelas validadas receberão o Selo Clima Paraná.

De acordo com a Resolução SEMA 005 de 2016 que dispõe sobre o registro público estadual de emissões de gases de efeito estufa no Estado do Paraná, a elaboração do Inventário é de responsabilidade da organização inventariante, sendo que o mesmo deverá ser elaborado de acordo com a  norma ABNT NBR ISO 14064. A Resolução permite ainda a utilização da metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, ou outro método passível de ser verificado por um organismo de verificação.

As categorias dos selos são: Prata, Ouro e Ouro Plus. A classificação Prata se dará para as organizações que publicarem seus inventários contendo as emissões diretas (Escopo 1) e emissões indiretas por uso de energia (Escopo 2), sem verificação de um organismo certificado.

A classificação Ouro será concebida a todas as organizações que, além de publicarem seus inventários contendo as emissões diretas (Escopo 1) e emissões indiretas por uso de energia (Escopo 2), tenham sido comprovadamente certificadas por um organismo de verificação.

Por fim, a maior classificação que é Ouro Plus será concebida a todas as organizações que além de cumprirem com os pré-requisitos da classificação Ouro, demonstrarem ter havido redução anuais das emissões totais a uma taxa geométrica, de no mínimo, 2,28% em relação às emissões totais do ano base. Para isso, deve haver comprovadamente a verificação de um organismo.

Por fim, a última notícia importante é que com o Selo Ouro ou Selo Ouro Plus é possível prorrogar a validade da Licença de Operação. Após janeiro de 2017, este benefício ficará restrito ao Selo Ouro Plus.

Algumas das empresas que já aderiram ao selo são: Dudalina S.A, Klabin S.A.,Copel S.A, RodoNorte S.A, Ipiranga Produtos de Petróleo S.A, DSR Soluções e Inteligência Logística Ltda, IBQ Indústrias Químicas S.A, entre outras.

Não perca esta oportunidade! Para aprender a fazer o Inventário de Gases de Efeito Estufa, faça o curso Inventário de Gases de Efeito Estufa: Uma ferramenta de Gestão às Mudanças Climáticas, promovido pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM a ser realizado integralmente na plataforma EAD do CREA/PR. O período das inscrições vai de 11 de Abril à 30 de Junho de 2016, sendo que só é permitida a participação de profissionais registrados junto a este órgão.

Ou então, entre em contato conosco para fazermos o seu inventário!

(27-05-2016)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica de Miranda Paulo
Engenheira Ambiental, Mestra em Meio Ambiente Urbano e Industrial e Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!