nov
Saiba como a Sinergia Engenharia utiliza o geoprocessamento!

O geoprocessamento pode ajudar na tomada de decisão!
O geoprocessamento coleta informações geográficas essenciais na tomada de decisões para diagnósticos em projetos ambientais.
A tecnologia mais usada no ramo é o Sistema de Informação Geográfica (SIG), o qual através do manejo de dados computadorizados processa imagens, gráficos e tabelas com o objetivo de desenvolver análises espaciais e modelagens das superfícies.
A Sinergia Engenharia atua no ramo ambiental e florestal na prestação de serviços tais como: a elaboração de licenciamentos, Planos de Gerenciamentos de Resíduos, Estudos de Impacto de Vizinhança – EIV, Estudos de Impacto Ambiental – EIA, Inventários Florestais, entre outros, sendo que em grande parte desses projetos são usados mapas feitos em softwares de geoprocessamento.
Por meio da ferramenta é possível criar dados espaciais com o intuito de gerar informações que subsidiarão análises nos diferentes projetos elaborados pela empresa. Esse procedimento é muito utilizado na gestão territorial devido à facilidade de diagnosticar as características geográficas da área de estudo, ajudando em planejamentos ambientais urbanos e rurais. Por meio dos mapas é possível identificar a localização de um empreendimento, identificar a presença de espécies vegetais, a existência de Áreas de Preservação Permanente – APP, verificar se existem rios, identificar a malha viária, fazer a caracterização do entorno da área do estudo, entre outras funções.
Precisando elaborar estudos ambientais aprofundados? Estamos à disposição para auxiliá-los!
Gustavo Gonçalves Pedro é acadêmico de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR).