41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Sinergia Engenharia elabora IGEE, Plano de Adaptação e de Ação às Mudanças Climáticas de Cianorte

A Sinergia Engenharia de Meio Ambiente elaborou o Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE), em relação ao ano base de 2021, e o Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas (PMAMC) de Cianorte e agora está desenvolvendo o Plano de Ação às Mudanças Climáticas do município. 

Conforme descrito aqui, esse IGEE e os planos fazem parte do Projeto Cianorte 2053 da Prefeitura Municipal e desenvolvê-los tem se tornado fundamental levando em consideração as mudanças climáticas que estamos vivendo e que estão ficando cada vez mais visíveis com os eventos extremos que têm ocorrido no Brasil e no mundo todo.

Para o desenvolvimento do inventário da cidade foi utilizada a metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala de Comunidade (GPC – Global Protocol Community – Scale Greenhouse Gas Emission Inventories), no nível de relato básico, sendo contabilizadas as emissões dos setores de Energia Estacionária, Transporte e de Resíduos. 

Com o IGEE foi possível caracterizar as emissões de gases de efeito estufa do município para que ele possa agir no enfrentamento às mudanças do clima. Nesse sentido, foi desenvolvido o PMAMC, que ficará em consulta pública até o dia 11 de outubro de 2023.

O Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas de Cianorte apresenta as vulnerabilidades da cidade e diversos planos divididos dentro dos setores de Uso do solo urbano e rural, Mobilidade urbana, Saneamento ambiental, Energias renováveis e alternativas e Comunicação e monitoramento do PMAMC para que o município se torne mais resiliente às mudanças que estão ocorrendo globalmente.

Na elaboração desse documento enfatizou-se a importância de Cianorte dar prioridade para os planos relacionados ao uso e conservação do solo e da água e a proteção de nascentes e APPs, por exemplo, com ênfase na adaptação baseada em ecossistemas (AbE), visto que foram evidenciadas as vulnerabilidades de grande impacto aos recursos hídricos, devido a períodos prolongados de seca, e na segurança energética, em consequência do aumento das temperaturas e estresse hídrico no local.

Com o IGEE e o PMAMC completos, agora na última etapa deste trabalho, a Sinergia Engenharia está desenvolvendo o Plano de Ação às Mudanças Climáticas do município com o intuito de possibilitar a redução das emissões de gases de efeito estufa ao longo de 20 anos, definindo metas e planos para diferentes àreas de Cianorte.

Nós ficamos imensamente felizes em poder estar fazendo parte de todos esses processos e enfatizamos que a participação do governo municipal e de toda a população cianortense no planejamento e implementação das ações propostas é fundamental para que o município consiga reduzir efetivamente suas emissões de gases de efeito estufa e que seja mais resiliente às mudanças do clima caminhando em prol de um futuro mais sustentável.

Ficou interessado no assunto ou precisa desenvolver um projeto relacionado a área? Entre em contato conosco, pois temos uma equipe com expertise na temática para lhe auxiliar!

Karoline Cardoso
Possui graduação em Engenharia Ambiental e é mestranda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), também é pós-graduanda em Perícia e Auditoria Ambiental pela Unicesumar e em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica (2ª Edição) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculada ao Programa de Residência Técnica do Estado do Paraná.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x