41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Sinergia Engenharia participará da elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa do VIII Simpósio de Engenharia Ambiental – SBEA

O Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – SBEA tem o propósito principal de reunir profissionais da área, para que possam trocar experiências no que se referem aos desafios e sucessos alcançados em suas carreiras. Além disso, o SBEA trará meios para que os participantes adquiram novos conhecimentos em temas relativos à Engenharia Ambiental.

O SBEA terá uma programação variada e conterá: palestras, mesas redondas, visitas técnicas, mini-cursos, apresentação de trabalhos técnico- científicos e este ano contará ainda com o I Fórum de Engenheiros Ambientais que tratará especificamente de assuntos relacionados aos desafios e dificuldades que os profissionais encontram no exercício de sua profissão. A programação completa bem como os nomes dos palestrantes serão divulgados em breve no site do evento.

Este ano, oitavo ano de realização do evento, o mesmo será efetivado pela Associação  Nacional dos  Engenheiros Ambientais  –  ANEAM  e  Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM e acontecerá na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR dos dias 04 a 08 de Setembro de 2015.

A oitava edição traz como diferencial a preocupação em compensar os impactos gerados  durante  os  quatro  dias  de  realização  do  evento. Neste sentido os organizadores do mesmo idealizaram a elaboração de um Inventário de Gases de Efeito Estufa, o qual tem como objetivo identificar as principais fontes e o nível de emissões atmosféricas quando se trata de um evento deste porte, de forma a avaliar e estabelecer estratégias para a redução e compensação das emissões geradas. Assim os organizadores do evento reconhecem suas responsabilidades frente às questões ambientais, mais especificamente no contexto das Mudanças Climáticas.

A metodologia para a contabilização das emissões será a Ferramenta GHG Protocol. As fontes a serem inclusas no relatório referem-se, a energia elétrica consumida durante o Simpósio sendo este classificado como Escopo 2. e o Escopo 3 estará delimitado à contabilização dos deslocamentos e  viagens  aéreas  dos  palestrantes  e  participantes  do  evento,  além  da estimativa  de  emissões  provenientes  dos  resíduos  gerados  e  consumo  de papel durante o período de realização do Simpósio.

Para o efetivo desenvolvimento do Inventário um Plano de Ação será traçado e contemplará atividades como: reuniões de planejamento entre os profissionais envolvidos; coleta das informações necessárias para o cálculo das emissões dos Escopos 2 e 3; processamento dos dados; cálculo das emissões e elaboração do Inventário propriamente dito. Não serão incluídos no Inventário emissões provenientes do Escopo 1 que referem-se às emissões diretas como transporte de equipamentos, produtos e serviços requeridos pelo evento, efluentes gerados, gás de fogão da copa (coffee break) e diárias em hotel (palestrantes e convidados).

Para a efetivação deste estudo far-se-á necessária a integração de diferentes profissionais. São eles:

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR representada por sua Docente professora Luciene Ribeiro, que ficará responsável pela coordenação da coleta de dados junto aos alunos de Engenharia Ambiental da PUC/PR. Estes farão todo o levantamento dos dados necessários para o Escopo 2  do Inventário de Gases de Efeito Estufa do evento;
  • A empresa Ideal Ambiental ficará responsável pela Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS do evento o qual terá como base o PGRS da PUC/PR, sendo que ficará responsável pelo repasse de informações relativas ao Escopo 3;
  • A empresa Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, juntamente com a Engenheira Ambiental Giovanna  Lunkmoss de  Christo ficarão  responsáveis tanto pelo desenvolvimento dos questionários os quais darão suporte à coleta de  dados  para  os  Escopos  acima  mencionados  como  pelo  cálculo  das emissões e apresentação do relatório final. Os resultados do inventário sairão em quantidade de CO2eq, ou seja, equivalente à todos os gases de efeito estufa emitidos na atmosfera. Sendo que por meio deste dado é possível transformar as emissões geradas nos quatro dias do evento no número necessário de mudas, as quais deverão ser plantadas, para a efetiva compensação de seus impactos.

A  área  utilizada  para  o  plantio  das  mudas,  bem  como  a  doação  das mesmas será definida pela APEAM em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba.

O Inventário de Gases de Efeito Estufa será entregue em um prazo máximo de 35 dias após a realização do evento e poderá ser acessado em formato PDF no site do evento, no site da APEAM e  no site da empresa Sinergia Engenharia de Meio Ambiente.

A fim de dar continuidade ao processo de relato das emissões e efetiva compensação das mesmas a empresa Sinergia Engenharia deixa como sugestão que os organizadores dos próximos Simpósios de Engenharia Ambiental vistam essa camisa e sigam o mesmo exemplo do SBEA 2015, pois este tipo de contabilização pode ser um processo contínuo, o qual permita identificar a evolução dos esforços para a mitigação das emissões geradas pelo evento para que, progressivamente as formas de contabilização e limites dos escopos sejam aprimorados bem como novas medidas possam ser tomadas a fim de reduzir seus impactos, além do plantio de mudas.

(10/04/2015).

Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x