41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Sustentabilidade corporativa: o que é e como aplicar na sua empresa?

A criação dos objetivos globais que buscam solucionar os desafios do milênio, aumentou a necessidade de desenvolver culturas orientadas para os princípios da sustentabilidade, o que tem promovido a aplicação de estratégias em todas as áreas, incluindo a área corporativa.

Essa questão tem se tornado tão expressiva no cenário atual que a percepção de mercado aponta esse modelo como o novo padrão de negócio, seguindo as grandes ondas de empresas e startups milionárias fundadas nesses moldes.

Considerando-se que as organizações têm um papel fundamental no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta, se faz necessário incorporar o conceito de sustentabilidade nos sistemas de planejamento e gestão corporativos. A adesão pode ser voluntária ou uma obrigação legal. De qualquer forma, também auxilia a empresa que tem como objetivo a obtenção de uma licença ambiental, certificação ISO 14001, cumprir com outras obrigações legais e outras demandas de parceiros do setor privado.

Para as empresas que possuem um perfil ecodesenvolvimentista, ou seja, aquelas que visam realizar mudanças reais nos padrões de produção e consumo através de práticas transformadoras e contínuas, a implantação da sustentabilidade na sua organização é o primeiro passo rumo a mitigação efetiva dos impactos socioambientais.

O desenvolvimento sustentável engloba três princípios básicos, equidade social, crescimento econômico e equilíbrio ambiental, logo, a sustentabilidade empresarial deverá considerar essas três variáveis. Para que uma empresa possa ser considerada sustentável, ela deverá atender aos critérios de ser economicamente viável, ocupar uma posição competitiva no mercado, produzir de forma que não agrida o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento social da região e do país onde atua.

Para isto, a empresa deve incluir no seu planejamento estratégico tanto a preocupação com o meio ambiente natural, assim como a responsabilidade social. Dessa forma, permitindo que seja possível identificar as oportunidades e priorizar investimentos
nestas áreas e, ao mesmo tempo, relacioná-las com o seu desenvolvimento econômico.

Esse planejamento estratégico deve envolver todos os níveis hierárquicos da organização, partindo das lideranças. Pois, uma vez que a sustentabilidade faça parte da cultura organizacional da empresa, o engajamento é maior e todos se sentem parte integrante.

O desenvolvimento sustentável corporativo é um processo contínuo que deve visar o equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade, por isso, precisa de um planejamento eficaz e monitoramento estratégico. Nós da Sinergia Engenharia podemos ajudar sua
empresa nessa trajetória. Entre em contato com nossa equipe!

Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUCPR, pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente e tem sua atuação profissional focada na Conservação da Natureza.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x