41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Telhados verdes, benefícios econômicos e ambientais

O processo de urbanização desordenada tem acarretado em diminuição das áreas vegetadas, aumento das áreas asfaltadas e concretadas, grande concentração e circulação de veículos, sendo assim as consequências ao meio ambiente são diversas tais como: as ilhas de calor, o efeito estufa e o aquecimento global, enchentes entre outros.

Os telhados verdes mostram-se como aliados aos feitos adversos provenientes do uso e ocupação do solo desordenado. Os mesmos agem como filtros naturais da água e do ar, produzem oxigênio, absorvem CO2, entre várias outras contribuições para o meio ambiente e a saúde humana, além de benefícios arquitetônicos e estéticos.

Um estudo elaborado por Baldessar (2012) aponta que um telhado verde pode reter 79% da água precipitada, onde 70 % será evapotranspirada posteriormente, ou seja, uma redução de 70% do envio da água de chuva para a rede pluvial. A mesma autora ressalta ainda que se as coberturas tradicionais forem substituídas por telhados verdes, onde as legislações têm de exigência de área mínima permeável é de 25% e a taxa de ocupação de 50%, como é o caso de Curitiba, passa-se a ter área permeável efetiva de 75% da área do terreno, ou seja, triplica a área exigida por lei.

Com relação aos benefícios econômicos, os telhados verdes reduzem a variação térmica da estrutura, e da edificação como um todo, reduzindo expressivamente os custos com aquecimento e resfriamento da edificação, contribuindo assim para a eficiência energética da edificação.

Segundo a Lei 14.771 que dispõe sobre a revisão do Plano Diretor de Curitiba, em seu artigo 65 consta: “O Município estabelecerá incentivos referente ao IPTU cujos proprietários de imóveis adotem ações e práticas de conservação e preservação do meio ambiente”. Dentre essas ações e práticas de conservação está adoção de telhados/ paredes verdes.

(24/06/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x