jan
Verão atípico, o que está acontecendo com o clima?

Segundo o último relatório divulgado pela NASA e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, a temperatura da Terra aumentou um grau em relação à média do século passado. Não só a Terra mas a temperatura dos oceanos também subiu 0,57 graus centígrados acima da média.
Além disso, nos países do hemisfério norte como França, Suécia, Alemanha, Áustria e Suíça, o ano de 2014 foi o mais quente desde que começaram os registros climáticos.
O Brasil não fica atrás, o verão chegou com tudo e as temperaturas vêm batendo recorde em diversas cidades. No interior de São Paulo por exemplo foi registrado 38 graus , a maior temperatura dos últimos 27 anos. São Paulo capital registrou a maior temperatura desde 1990, porém nada supera uma cidade no interior do Ceará que marcou 43,9 graus Celsius.
Com esse calor que vem fazendo, segundo o Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, o horário de pico de energia está se deslocando para as 15 horas devido ao uso de ar-condicionado.
Não bastando as altas temperaturas, esse verão foi marcado por baixo índice pluviométrico, pouca chuva, o que piora ainda mais a situação de São Paulo. O Departamento de Águas e Energia Elétrica -DAEE da capital paulista prevê para 2015 uma estiagem ainda pior que a do ano passado.
Mas qual é o motivo desse verão atípico? Seria consequências das Mudanças Climáticas, El niño? E se o verão está assim, o que podemos esperar desse inverno?
Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e especialista em Construções Sustentáveis