41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Verão atípico, o que está acontecendo com o clima?

Segundo o último relatório divulgado pela NASA e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, a temperatura da Terra aumentou um grau em relação à média do século passado. Não só a Terra mas a temperatura dos oceanos também subiu 0,57 graus centígrados acima da média.

Além disso, nos países do hemisfério norte como França, Suécia, Alemanha, Áustria e Suíça, o ano de 2014 foi o mais quente desde que começaram os registros climáticos.

O Brasil não fica atrás, o verão chegou com tudo e as temperaturas vêm batendo recorde em diversas cidades. No interior de São Paulo por exemplo foi registrado 38 graus , a maior temperatura dos últimos 27 anos. São Paulo capital registrou a maior temperatura desde 1990, porém nada supera uma cidade no interior do Ceará que marcou 43,9 graus Celsius.

Com esse calor que vem fazendo, segundo o Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, o horário de pico de energia está se deslocando para as 15  horas devido ao uso de ar-condicionado.

Não bastando as altas temperaturas, esse verão foi marcado por baixo índice pluviométrico, pouca chuva, o que piora ainda mais a situação de São Paulo. O Departamento de Águas e Energia Elétrica -DAEE da capital paulista prevê para 2015 uma estiagem ainda pior que a do ano passado.

Mas qual é o motivo desse verão atípico? Seria consequências das Mudanças Climáticas, El niño? E se o verão está assim, o que podemos esperar desse inverno?

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e especialista em Construções Sustentáveis 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x