41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Verão atípico, o que está acontecendo com o clima?

Segundo o último relatório divulgado pela NASA e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, a temperatura da Terra aumentou um grau em relação à média do século passado. Não só a Terra mas a temperatura dos oceanos também subiu 0,57 graus centígrados acima da média.

Além disso, nos países do hemisfério norte como França, Suécia, Alemanha, Áustria e Suíça, o ano de 2014 foi o mais quente desde que começaram os registros climáticos.

O Brasil não fica atrás, o verão chegou com tudo e as temperaturas vêm batendo recorde em diversas cidades. No interior de São Paulo por exemplo foi registrado 38 graus , a maior temperatura dos últimos 27 anos. São Paulo capital registrou a maior temperatura desde 1990, porém nada supera uma cidade no interior do Ceará que marcou 43,9 graus Celsius.

Com esse calor que vem fazendo, segundo o Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, o horário de pico de energia está se deslocando para as 15  horas devido ao uso de ar-condicionado.

Não bastando as altas temperaturas, esse verão foi marcado por baixo índice pluviométrico, pouca chuva, o que piora ainda mais a situação de São Paulo. O Departamento de Águas e Energia Elétrica -DAEE da capital paulista prevê para 2015 uma estiagem ainda pior que a do ano passado.

Mas qual é o motivo desse verão atípico? Seria consequências das Mudanças Climáticas, El niño? E se o verão está assim, o que podemos esperar desse inverno?

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e especialista em Construções Sustentáveis 

Maíra Caires Aquino
Maíra Caires Aquino
Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!