41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Você é o que você faz!

O texto desta semana é para provocar uma reflexão sobre comportamentos que estão cada vez mais recorrentes no nosso dia dia, inclusive no ambiente corporativo da área ambiental: elaboração de projetos com pouca fundamentação técnica, parcialidade nos estudos ambientais, alterações de laudos analíticos, beneficiamento de certas empresas nas contratações, entre outros. Nesse mundo tão bagunçado, pergunto: afinal, qual sua maior motivação diária? O que você acredita ser o mundo ideal? Você tem trabalhado para isso? E a ética dos seus comportamentos? O que é ética para você?

De acordo com o dicionário Michaellis, ética é:

1) Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.

2) Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade.

Os engenheiros, em sua colação de grau, fazem o juramento da sua profissão. Cada engenharia tem um juramento, mas o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) define o seguinte juramento para os profissionais de engenharia: “Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, jamais me esquecendo de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina; respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam ou poluam o equilíbrio ecológico; colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da Humanidade. Assim sendo estarei em paz comigo e com Deus”.

Um dos principais valores da Sinergia Engenharia é a Integridade, pois acreditamos que atitudes corretas, justas e transparentes contribuem para uma sociedade direcionada à coletividade, afinal somos atores nessa sociedade. Portanto, prezamos sempre por comportamentos corretos, honestos, decentes e confiáveis. Não aceitamos qualquer ação que vai em desencontro com o que prezamos como, burlar regras ou “dar um jeitinho brasileiro”.

Portanto, a ética deve ser uma prática, não apenas uma preocupação. Quando agimos de forma correta, alimentamos uma corrente do bem que pode inspirar mais e mais pessoas a agirem de forma honesta.

E você? Tem praticado a ética nas suas ações diárias?

Maíra Caires Aquino
Maíra Caires Aquino
Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!