Assessoria ao TAC
O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) é um termo de compromisso ambiental usado pelo Direito Ambiental como meio alternativo de solução de conflitos, emitido pelos Órgãos Ambientais. A Assessoria consiste no auxílio da firmação desse documento garantindo que as medidas ambientais são adequadas à situação, promovendo a concordância justa entre as partes. A assessoria pode se estender até a execução das diversas obrigações, como: poda, remoção por corte ou transplante, plantio interno e externo, entrega de mudas em viveiros ou parques, etc.
Autorização Ambiental para Remoção de Vegetação (ARV)
Autoriza o corte, a derrubada, a poda drástica da copa ou a poda da raiz de árvores em áreas públicas ou particulares.
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Criado pelo novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. Constitui-se em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Certificação Florestal
A Sinergia Engenharia presta assessoria para a obtenção e manutenção de certificação florestal através da avaliação de padrões Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal – FSC). Promovemos a elaboração de documentos, procedimentos e monitoramentos, como: Resumo Público, Manual de Procedimentos Operacionais Padrão e Manual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais; Auditorias preparatórias; Estudos de Avaliação Ecológica Rápida (AER).
Assistência técnica ao Sinaflor
O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) tem como finalidade controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais e integrar os respectivos dados dos diferentes entes federativos. A Sinergia Engenharia realiza o cadastro, as emissões de autorizações para o transporte e armazenamento dos produtos florestais do Documento de Origem Florestal (DOF) e o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP).
Plano de Recomposição Florestal
O Plano de Reposição Florestal é elaborado com a finalidade de composição de áreas verdes, com o objetivo principal de implantação de espécies arbóreas nativas que contribuam para a ecologia do local no quesito de diversidade biológica, com diversidade de espécies zoocóricas de crescimento rápido.