41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

A realidade dos Estudos de Impacto de Vizinhança – EIV

EIV

Se você mora em uma região calma da sua cidade, já imaginou o impacto que pode causar a construção de uma danceteria ao lado da sua casa? Ou, se você mora em uma região de bastante movimento, já imaginou o impacto que pode causar a implantação de uma Universidade ao lado da sua residência?

O Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV é um instrumento que tem como objetivo manter a qualidade de vida no meio urbano. Trata-se de projetar o empreendimento a ser construído no local escolhido de forma a delimitar quais são as áreas afetadas de forma direta e indireta; calcular qual a demanda de disponibilidade de água, esgoto, energia elétrica e telefonia para este empreendimento; calcular o adensamento populacional; o tráfego gerado e a demanda por transporte público; o uso e ocupação do solo no entorno; as condições de ventilação e iluminação; as consequências para a paisagem e suas implicações no patrimônio natural e cultural, entre outros.

A Lei Federal 10.257 de 2001 denominada Estatuto das Cidades estabelece normas de ordem pública e interesse social, regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Em seu artigo 36 determina que os municípios definirão quais são os empreendimentos e atividades privados ou públicos que dependerão deste estudo em área urbana para a obtenção das licenças e autorizações de funcionamento, construção e ampliação. A Lei ainda não exclui a possibilidade de um Estudo de Impacto Ambiental junto ao Estudo de Impacto de Vizinhança, quando necessário.

Mesmo essa Lei tendo sido aprovada em 2001, o EIV ainda é motivo de muitas dúvidas e falta de informação dentro das prefeituras, entre os empreendedores e até para alguns consultores da área.

O resultado disso são legislações muito abrangentes, investimento e construção de empreendimentos sem a identificação da viabilidade ambiental e social, elaboração de projetos de EIV com pouca qualidade e poucos técnicos treinados para uma efetiva análise da viabilidade do empreendimento a ser construído.

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x