41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais em Empreendimentos Industriais

Todas as atividades humanas deixam marcas sobre o meio ambiente, sendo que algumas geram mais impactos outras menos. Para empreendimentos industriais dizemos que o resultado da interação entre atividade produtiva e meio ambiente chama-se aspecto ambiental, o qual tem como efeito um, ou mais, impactos ambientais. Por exemplo, podemos citar a questão da geração de resíduos sólidos industriais como aspecto ambiental e a redução da vida útil dos aterros sanitários como impacto ambiental.

A fim de mensurar a importância de um impacto gerado por uma organização existe um procedimento denominado Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA. Tal quantificação é uma das exigências da Norma Certificadora ISO 14.001, logo todos os empreendimentos que estão almejando esta certificação obrigatoriamente passarão por esta etapa.

O processo de LAIA em uma organização geralmente se dá em quatro etapas, são elas: levantamento dos aspectos ambientais da atividade e seus respectivos impactos associados; desenvolvimento da Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais; Identificação de requisitos legais aplicáveis à atividade e sua relação com os aspectos ambientas relevantes; Desenvolvimento do plano de ação.

O foco do trabalho se dá no desenvolvimento da Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais. A partir dela é possível determinar quais são os aspectos/impactos ambientais mais importantes para o empreendimento e determinar quais serão as medidas de controle e programas de monitoramento, baseados nas legislações ambientais, que deverão ser utilizadas a fim de mensurar e mitigar o impacto gerado.

Constituem a Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais critérios como: Situação (Normal ou Emergência); Incidência (Direta ou Indireta); Temporalidade  (Passada, Atual ou Futura); Severidade (Baixa, Média ou Alta); Frequência (Baixa, Média ou Alta); Os quais devem ser avaliados para cada impacto ambiental identificado. Cabe ressaltar que cada critério é dotado de uma pontuação específica. A fim de identificar se o impacto ambiental é importante aplica-se a fórmula: I = S + F, ou seja, a Importância é igual a soma da Severidade com a Frequência. Os resultados variam de acordo com a Situação, se Normal ou Emergência.

De acordo com os resultados obtidos tem-se como ações: o estabelecimento de objetivos e metas, controles operacionais ou outras medidas de controle.

Em vista disso entende-se que o LAIA é uma ferramenta de gestão para o empreendimento que pode ser usada, não somente objetivando uma Certificação ISO 14.001, mas também pode ser utilizada por empresas que querem conhecer o seu Desempenho Ambiental, ou seja, visualizar os resultados alcançados com a gestão adequada dos aspectos/impactos ambientais relevantes à organização, a fim de obter princípios de prevenção à poluição, produção mais limpa, economia de recursos e adequação aos critérios e legislações ambientais, conquistando assim novos nichos de mercado cada vez mais exigentes quanto às questões relativas ao Meio Ambiente.

Ficou interessado? Entre em contato com a Sinergia Engenharia para implantar na sua empresa!

(08/05/2015). 

Juliana de Moraes Ferreira é Engenharia Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

 

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MÁRCIO E. CANELA FILHO
MÁRCIO E. CANELA FILHO
7 anos atrás

Acredito que o LAIA deveria ser exigido não só para que empresas e empreendimentos conseguissem o certificado ISO 14.001 mas sim para que pudessem ter sua autorização para funcionar liberadas. Já passou da hora de exigir mais responsabilidade e comprometimento das empresas e empreendimentos com os impactos que causam no meio ambiente em que estão.

Equipe Sinergia
Administrador
Equipe Sinergia
7 anos atrás

Nós da Sinergia Engenharia concordamos com você Márcio!!

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x