jun
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conhecido também como PGRS, é um dos documentos necessários para a obtenção do licenciamento ambiental.
A Sinergia Engenharia elabora o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da seguinte forma: visita técnica junto ao empreendimento para a coleta de informações, documentos e fotos relevantes para o projeto; elaboração do projeto propriamente dito com base nas normas e legislações ambientais vigentes; emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART junto ao CREA; entrega ao cliente para revisão final e apresentação final.
Se a sua empresa tem a obrigatoriedade de apresentar o PGRS, um conselho é guardar os documentos das empresas terceirizadas responsáveis pelo transporte e destinação final de todos os resíduos gerados no empreendimento. Estes documentos referem-se a: contratos de prestação de serviços, comprovantes recentes de coleta e licenças de operação ou autorizações ambientais válidas das mesmas. Além disso, é pertinente a guarda de listas de presenças de atividades, ações, treinamentos ou palestras de assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente que a empresa tenha oferecido recentemente.
Além da obrigatoriedade do cumprimento da legislação ambiental, a efetiva implantação de um PGRS traz benefícios sociais, ambientais e econômicos. Como exemplos podem ser citados:
- Identificação dos pontos de geração de cada tipo de resíduo;
- Minimização na geração de resíduos;
- Apresentação de diretrizes para a separação correta dos materiais;
- Redução do impacto ambiental da atividade;
- Aumento do índice de reciclagem;
- Aumento da vida útil dos aterros;
- Retorno financeiro na venda de materiais recicláveis;
- Auxílio na preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
- Melhoria na organização e na limpeza do empreendimento;
- Soluções de destinação mais corretas e econômicas;
- Boa imagem aos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade.
Para que o cliente possa ter esses benefícios, a Sinergia Engenharia trabalha na elaboração dos planos de forma que os mesmos possam de fato ser implantados. Mas, como em todos os projetos, para uma efetiva implantação do mesmo é muito importante a conscientização e participação de todos os colaboradores, inclusive dos dirigentes da empresa.
A Sinergia Engenharia elabora ainda outras versões de PGRS, tais como: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).
(12/6/2015)
Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.