41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

MTR: Uma ferramenta de gerenciamento de resíduos

De acordo com a Lei Estadual de Santa Catarina nº15.442 de 2011, em seu artigo 2º consta que o transporte dos resíduos sólidos deve, obrigatoriamente, ser acompanhado pelo Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR.

Fundamentado na legislação, em 2015 a Fundação do Meio Ambiente – FATMA disponibilizou um sistema eletrônico para emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR. A ferramenta foi desenvolvida junto com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos – ABETRE e visa gerenciar os resíduos dentro do Estado.

No sistema todos os geradores, transportadores e destinadores deverão se cadastrar no sistema e dependendo do perfil deverão informar as Licenças Ambientais correspondente a sua atividade. Ou seja, gerador compatível com a atividade para gerar resíduos cadastrados, a licença do transportador para transporte de resíduos e destinador com a licena para destinação.

Na ferramenta as três partes envolvidas no gerenciamento de resíduos poderão emitir MTR, gerenciar MTR emitidas, criar Declaração de Movimentação de Resíduos – DMR- e gerar relatórios online.

Uma novidade deste sistema é que quando um MTR é emitido, o Gerador, o Transportador e o Destinador envolvidos recebem uma notificação e quando houver um armazenador temporário no meio do caminho, este deverá emitir uma MTR Complementar.

Com esse sistema a FATMA terá acesso à todas as MTR emitidas e obterá informações do Gerador do Transportador e do Destinador. Cabe ressaltar que os três envolvidos deverão se comunicar e as informações preenchidas devem ser compatíveis, não aceitado divergência.

Não só em Santa Catarina, mas outros estados brasileiros também exigem o Manifesto de Transporte de Resíduos e utilizam como uma ferramenta gerencial, mas não podemos esquecer também do Comprovante de Destinação Final – CDF/ CDR complementando a MTR.

(13/05/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x