Estudo Ambiental Simplificado (EAS)
O estudo é apresentado na fase do licenciamento ambiental prévio de empreendimentos cujas atividades são consideradas de pequeno e médio impacto ambiental ou não significativos, com informações a respeito da interação dos meios físico, biológico e socioeconômico da área a ser atingida. A Sinergia Engenharia elabora o EAS com qualidade e de forma a otimizar o processo do cliente.
Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
As atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras causadoras de significativa degradação ao meio ambiente dependem do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a obtenção da Licença Ambiental Prévia, sendo passível de realização de audiência pública. Na Sinergia Engenharia, o estudo é elaborado por equipe multidisciplinar capacitada que visa prever e minimizar os impactos ambientais e sociais, a fim de potencializar os negócios dos clientes .
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)
Analisa as intervenções que um novo empreendimento poderá causar no espaço urbano, ou seja, identifica os impactos positivos e negativos que poderão interferir na qualidade de vida da população residente em sua área de influência, sendo solicitado pelas prefeituras municipais para a obtenção das autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos. A Sinergia Engenharia elabora o estudo com uma equipe mínima composta de engenheiros ambientais e arquiteto e urbanista, podendo ser modificada de acordo com cada regulamentação.
Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA)
Tem como objetivo apresentar, analisar e verificar as melhores alternativas locacionais de um empreendimento, considerando aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Além disso, apresenta quais são as diretrizes do licenciamento ambiental que devem ser seguidas desde a implantação até a operação do empreendimento.
Plano Básico Ambiental (PBA)
Apresentado na solicitação da Licença de Instalação, identifica todas as medidas mitigadoras e compensatórias de empreendimentos com potencial impacto ambiental, bem como os programas ambientais propostos no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), de forma detalhada.
Plano de Ação Emergencial (PAE)
Prevê as medidas a serem tomadas, as responsabilidades e os recursos necessários em eventuais acidentes ambientais e rotinas de combate à emergências.
Plano de Controle Ambiental (PCA)
Protocolado no pedido da Licença Ambiental de Instalação (LI), apresenta todos os impactos previstos na fase de implantação e/ou operação do empreendimento ou obra, contendo as respectivas medidas mitigadoras e de controle ambiental.
Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle de Dengue (PGPCD)
Identifica e estabelece procedimentos de manejo dos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, visando garantir condições de saúde e qualidade de vida tanto para os colaboradores do empreendimento, como para a população do entorno.
Plano Municipal de Saneamento Básico
A Lei de Saneamento Básico, Lei 11.445 de 2007, determina que todas as prefeituras têm a obrigação da elaboração de seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), o qual consiste no diagnóstico e planejamento de serviços de infra-estruturas e instalações operacionais para o abastecimento de: água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem, manejo de águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas.
Relatório Ambiental Preliminar (RAP)
Estudo técnico apresentado na solicitação da Licença Ambiental Prévia, que serve como instrumento de análise de viabilidade ambiental. A Sinergia Engenharia elabora o RAP a partir do diagnóstico dos aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos das áreas de influência do empreendimento, além da descrição dos impactos ambientais gerados e definição das medidas, planos e programas de controle.
Relatório Ambiental Simplificado (RAS)
Estudo que visa realizar um diagnóstico ambiental da região onde o empreendimento será instalado a fim de identificar possíveis impactos ambientais e proposição de medidas mitigadoras e compensatórias.
Relatório Detalhado de Programa Ambiental (RDPA)
É apresentado na solicitação da Licença de Instalação, detalha todas as medidas mitigatórias e compensatórias de empreendimentos com potencial impacto ambiental, bem como os programas ambientais propostos nos relatórios apresentados anteriormente.