ago
Unidades de Conservação de Curitiba

Segundo a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2.000, que instituiu o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o parque urbano tem a função de preservação da biodiversidade para o bem coletivo. Sob perspectiva do coletivo urbano, o parque passa a ser o epicentro da preservação ambiental, contemplação e do bem-estar (CARDOSO et.al., 2015).
Os parques urbanos são áreas verdes que trazem qualidade de vida para a população, proporcionando contato com a natureza e estruturas para a realização de atividade física e o lazer. Estas atividades trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde dos indivíduos, como, por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano. Assim, o planejamento correto e a conservação de parques públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.
A cidade de Curitiba detém o registro de 14 Unidades de Conservação Municipais, segundo o Departamento de Unidades de Conservação, IAP/DIBAP, 2012. Desse total, metade é de Parques Naturais Municipais.
E você conhece todas essas unidades de conservação de Curitiba? Saiba quais são:
- APA Municipal do Iguaçu;
- APA Municipal do Passaúna;
- Bosque Capão da Imbuia;
- Bosque da Fazendinha;
- Bosque Municipal Gutierrez;
- Bosque Municipal Reinhard Maak;
- Jardim Botânico Franchete Rischibieter;
- Parque Municipal do Barigui;
- Parque Municipal da Barreirinha;
- Parque General Iberê de Mattos;
- Parque Municipal do Iguaçu;
- Parque Municipal São Lourenço;
- Parque Municipal do Tanguá;
- Parque Municipal Tingui.
CARDOSO, S. L. C.; SOBRINHO, M. V.; VASCONCELLOS, A. M. A., Gestão ambiental de parques urbanos: o caso do Parque Ecológico do Município de Belém Gunnar Vingren. Revista Brasileira de Gestão, v. 7, n. 1, p. 74-90, 2015.
Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUCPR, pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente e tem sua atuação profissional focada na Conservação da Natureza.