41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Programa de Qualidade em Obras

O Monitoramento Ambiental da obra auxilia para o crescimento dos índices de sustentabilidade estipulados pelo PBQP-H

A pergunta é: Como efetivar a redução do déficit habitacional no país de forma eficiente envolvendo as construtoras? Para tal existe o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, o qual é um instrumento do Ministério das Cidades do Governo Federal, firmado quando da assinatura da Carta de Instambul (Conferência do Habitat II/1996).

No ano de 2018 novos requisitos foram aprovados pelo Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC, onde formam incluídos itens de sustentabilidade em obras. A norma SiAC integra o PBQP-H e juntas visam contribuir também com a evolução da qualidade, produtividade, inovação e competitividade para o setor.

Os itens incluídos referem-se ao monitoramento de indicadores de desempenho como geração de resíduos, consumo de água e energia. Além disto, as construtoras devem estabelecer uma política e objetivos para o sistema de gestão da qualidade, considerando objetivos de sustentabilidade nos canteiros de obras, devendo manter informação documentada sobre tais objetivos e o planejamento para alcançá-los. Cada obra deve possuir ainda um Plano de Qualidade da Obra, contendo inclusive o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.

O selo PBQP-H é exigido pela Caixa Econômica Federal para as Construtoras que desejam aprovação e financiamento para a construção de seus empreendimentos no Programa Minha Casa Minha Vida.

A Sinergia Engenharia está comprometida e alinhada com os objetivos e políticas de clientes que querem fazer a diferença agindo localmente e pensando globalmente! Visamos ser uma ferramenta estratégica na promoção da sustentabilidade das obras e consequentemente gerar impactos positivos para a sociedade e para o desenvolvimento do país!

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x