41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Identificação Botânica

A importância da identificação de espécies para os Serviços Florestais

A prática de identificação botânica é essencial em muitas áreas da engenharia florestal, não só de forma profissional mas como conhecimento ético e ecológico. Antes de construir qualquer projeto arquitetônico, é necessário se fazer o levantamento fitossociológico da floresta que será derrubada como consequência.

Florestas em estágio avançado de regeneração devem ser priorizadas, e inclusive, podem impedir produções de novas edificações se forem observadas espécies raras e ameaçadas de extinção. A legislação é rigorosa nessas situações devido ao cenário atual das florestas no Brasil, onde praticamente nenhuma tem sua vegetação considerada como intocada,  e muitas árvores que tem um grande interesse ecológico estão em processo de extinção.

O profissional dendrólogo é quem pratica identificação de espécies arbóreas a partir de características específicas das suas folhas, disposição de galho, ou aspecto do lenho. Este deve não apenas conhecer as principais espécies nativas da região que trabalha, mas também deve saber, de forma geral, o papel de cada família em seu respectivo extrato florestal.

A partir das espécies observadas, o identificador deve compreender e interpretar qual o estágio de regeneração da floresta,  seu estágio de conservação, sua necessidade de conservação, ou se possui pouco valor ecológico a ponto de ser derrubada, seja qual for o propósito.

Cabe a este profissional também, auxiliar na produção de componentes paisagísticos que interajam de forma harmônica e passiva entre si. E, sempre que possível, preferindo espécies nativas e em risco. Este profissional também pode auxiliar em projetos de agroflorestas.

Para os serviços florestais, a Sinergia Engenharia prioriza o conhecimento da equipe técnica para a melhor execução dos projetos considerando todos os aspectos ecológicos relacionados às espécies e conservação da floresta estudada.

Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUC/PR, pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente e tem sua atuação profissional focada na Conservação da Natureza.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x