maio
A importância do Inventário de Gases de Efeito Estufa para o ESG
Sabe-se que hoje as organizações atuam em um mercado mais exigente quanto às boas práticas relacionadas ao meio ambiente. Esse conjunto de medidas é chamado de ESG (Environmental, Social and Governance) e inclui também os âmbitos social e administrativo. Nesse sentido, o inventário de gases de efeito estufa (IGEE) é uma ferramenta importante para o combate às mudanças climáticas e para mostrar transparência e responsabilidade ambiental perante os investidores da empresa.
Dentre as vantagens em se realizar um IGEE, estão:
- Melhoria de imagem perante os investidores e outros stakeholders (sociedade, servidores, clientes e fornecedores);
- Transparência no reporte de emissões de gases de efeito estufa, especialmente se publicado no Registro Público de Emissões e realizado o Relatório de Sustentabilidade (Relatório GRI, por exemplo);
- Aprimoramento da gestão ambiental, direcionando planejamentos e ações referentes às mudanças climáticas dentro e fora da organização inventariada;
- Maior reconhecimento no mercado, tendo maiores oportunidades.
Além de todas as vantagens elencadas acima, o Acordo de Paris adotado em 2015 firmou um tratado internacional de redução de gases de efeito estufa. Por isso, os países e, consequentemente, as empresas, têm sido mais pressionadas a atingirem as metas estabelecidas. Dessa forma, é essencial que o setor econômico mapeie suas emissões através dos inventários e, a partir deles, estabeleça planos de ação.
Aqui na Sinergia realizamos inventários de gases de efeito estufa para empresas de diferentes setores. Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe!