41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

A importância dos Monitoramentos Ambientais de Obras – indicadores LEED, controle de documentação para liberação final de obra, etc

A construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais, bem como um dos que mais causa impacto à sociedade e ao meio ambiente. Dentre os diversos impactos causados pelo setor está a geração de resíduos por conta, principalmente, do gerenciamento inadequado.

É crucial a busca por alternativas que mitiguem os impactos negativos, desse modo, uma eficaz gestão com soluções e eficiências em processos produtivos visando reduzir a geração de resíduos passou a ser importante não somente dentro do quesito econômico, mas também no que diz respeito à preservação ambiental e ao cuidado à saúde humana.

Um outro ponto importante é que os resíduos da construção se não gerenciados de maneira adequada são um fator limitante nos processos de construção, pois cada vez mais há menos espaço para descartar resíduos.

Um pertinente instrumento legal nesse aspecto é a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 307 de 2002, a qual estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

Essa resolução prevê que os geradores de resíduos da construção civil devem elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), o qual deve contemplar informações sobre a caracterização dos resíduos gerados, a triagem, o acondicionamento, o transporte e a destinação.

O monitoramento ambiental, portanto, compreende todo o suporte necessário relacionado ao gerenciamento de resíduos da construção civil do empreendimento em questão, desde a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) até o Relatório de Geração de Resíduos da Construção Civil (RGRCC) ao final da obra, incorporando o aspecto ambiental na obra, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS ONU), especialmente no que se refere ao Objetivo 12, onde busca-se garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis, gerando impactos positivos ao meio ambiente, aos colaboradores e à imagem da empresa.

Destaca-se ainda a importância do monitoramento no que tange a obtenção de um alvará de construção ou uma licença de demolição, haja vista a requisição de aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), bem como a apresentação do Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RGRCC) ao final da obra, para fins de obtenção do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO) ou para obtenção da Certidão de Demolição.

Considerando o propósito da Sinergia que é de promover a sustentabilidade de modo a incentivar e auxiliar seus clientes visando potencializar a sustentabilidade nas empresas e impactar positivamente a sociedade, o monitoramento contempla também a preparação das construções para posterior recebimento da certificação LEED.

O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, o qual mede a sustentabilidade de edifícios e estruturas. Este modelo leva em consideração o impacto ambiental do edifício durante todo o seu ciclo de vida, desde o projeto e construção até a operação e manutenção, de modo que a avaliação leva em conta diferentes categorias, como localização e transporte, eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação, gestão dos resíduos, entre outros.

Para saber melhor de que forma podemos auxiliar com o monitoramento ambiental de sua obra e integrar os princípios de sustentabilidade em seu empreendimento, entre em contato com nossa equipe, será um prazer contribuir em sua jornada!

PAMELA BINDA

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná -UFPR e pós graduação em Perícia e Auditoria Ambiental pela UNINTER.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x