nov
A quantos passos sua empresa está de uma certificação ISO 14001?

A concepção e implantação de uma política ambiental no ambiente empresarial vai muito além de atender exigências legais, ela envolve a mudança e melhoria de hábitos, a sustentabilidade dos negócios e até mesmo a ampliação de mercados e clientes através do reconhecimento de diferenciais. Você deve estar se perguntando, como consigo isso?
O cenário da concorrência de mercado atual exige das empresas diferenciais que as destaquem em meio a tantos outros fornecedores. Neste sentido, aquelas que têm responsabilidade ambiental saem na frente. É cada vez mais comum também que clientes exijam certificação ambiental de seus fornecedores para renovação ou contratação de serviços. Trata-se da certificação ABNT NBR ISO 14001, a qual teve sua terceira versão publicada em 2015.
A norma ISO 14001 é uma importante ferramenta de padronização de rotinas e procedimentos necessários para a certificação ambiental. Por meio dela, é possível implantar um escopo válido internacionalmente, que evidencia o atendimento da legislação aplicável à empresa, com o objetivo de garantir a melhoria contínua dos processos e do próprio sistema.
Entretanto, até que se consiga atender as exigências de uma certificação como esta, é necessário planejamento, o qual pode começar através de uma assessoria ambiental, que ficará responsável por reconhecer suas responsabilidades e potencialidades dentro da área de meio ambiente.
A consolidação da assessoria ambiental possibilita a organização e o controle necessários para a empresa tratar das preocupações ambientais, através da alocação de recursos, atribuição de responsabilidade e avaliação contínua de suas práticas, procedimentos e processos.
A inserção de atividades e rotinas voltadas para o aspecto ambiental, possibilita ao empreendedor a estruturação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Neste sentido, a assessoria é responsável pelo subsídio dos aspectos relacionados ao SGA, ou seja, é através do escopo de assessoria que se implanta a rotina e responsabilidades do SGA.
Você sabe quais são os requisitos de implantação do SGA? Alguns são listados abaixo:
- Recursos, funções, responsabilidades e autoridades;
- Competência, treinamento e conscientização;
- Comunicação;
- Documentação;
- Controle de documentação;
- Controle operacional;
- Preparação e resposta a emergências.
A partir do gerenciamento deste e demais itens, juntamente com o desenvolvimento das atividades de assessoria ambiental e amadurecimento do SGA, é possível alcançar uma certificação ISO 14001 mais facilmente.
A ISO 14001 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), com o objetivo de fornecer uma estrutura, através de procedimentos e diretrizes, para que as organizações possam gerenciar adequadamente seus impactos ambientais.
Um fator atrativo e relevante para a certificação ISO 14001 é a preocupação com os consumidores que preferem adquirir produtos e serviços das empresas com tal comprovação de cuidado com o meio ambiente, já que esta iniciativa é bem-vista ao contribuir para um desenvolvimento sustentável.
A ISO 14001 ajuda as empresas em direção ao desenvolvimento ambiental consciente, garantindo com isso que as necessidades de hoje não comprometam a capacidade das gerações futuras. Através da implantação do SGA, possibilita-se que as questões ambientais estejam em meio às ações de melhorias e tomada de decisão das organizações.
E aí, vamos iniciar sua caminhada rumo a certificação ISO 14001? Entre em contato conosco e saiba por onde começar.