41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Saiba como a assessoria ambiental pode ajudar a sua empresa e o meio ambiente

A intensificação do consumo de recursos naturais durante a Revolução Industrial, exigiu da sociedade, um novo olhar sobre as questões ambientais e a preocupação com o ecossistema. As empresas que antes tinham como foco o crescimento econômico, passaram a incorporar ações de preservação e minimização de impactos ambientais. Neste contexto, surgem as consultorias ambientais para dar suporte ao desenvolvimento sustentável.

O que é consultoria ambiental?

A assessoria ambiental tem como finalidade, a análise dos possíveis danos ambientais que uma empresa ou projeto pode causar, através do descarte de resíduos e efluentes, emissões atmosféricas, utilização de recursos naturais e instalações mal planejadas. Além disso, auxilia no desenvolvimento e execução de políticas ambientais que evitam infrações aplicadas ao não cumprimento das legislações vigentes.

Legislações ambientais

As legislações ambientais foram desenvolvidas para estabelecerem critérios e responsabilidades de preservação e conservação do meio ambiente, bem como determinar parâmetros que devem ser seguidos pelas organizações, a fim de evitar e minimizar os impactos ambientais causados pelas suas atividades.

Entre as principais legislações ambientais vigentes, estão:

Conheça outras legislações e ações que podem ser aplicáveis ao seu empreendimento em nosso site, na aba de Notícias.

Qual a importância da consultoria ambiental?

O serviço especializado oferecido pela consultoria ambiental, descomplica as ações sustentáveis e ambientalmente adequadas aplicadas às empresas, obras, projetos e atividades. Muitas vezes as exigências legais demandam tempo e habilidade para procedimentos, o que pode se tornar uma dificuldade para quem não atua na área ambiental. Por isso, a consultoria pode ser vista como facilitadora na solução destes aspectos.

Além disso, a consultoria ambiental é uma excelente opção tanto para empresas que desejam melhorar o desempenho da sua área de meio ambiente, quanto para aquelas que não possuem este setor definido.

Deve-se considerar também, que a incorporação de políticas ambientais eficazes, agrega à empresa a valorização de sua imagem diante do mercado, que reconhece o compromisso de desenvolvimento sustentável exigido pelas novas gerações.

Serviços de consultoria ambiental

Os serviços de consultoria ambiental são diversificados e especializados para a necessidade de cada cliente. Incluem desde ações voltadas para a minimização dos impactos das atividades sobre o meio ambiente e  regularização de empresas de acordo com a legislação vigente, bem como projetos e melhorias que visam a otimização de processos; redução de custos, riscos e acidentes.

Dentre os diversos serviços oferecidos, alguns deles estão listado abaixo:

  • Estudos prévios;
  • Licenciamento e autorizações ambientais;
  • Assessorias ambientais em obras;
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);
  • Planos de Controle Ambiental (PCA);
  • Inventários Florestais;
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A Sinergia Engenharia atua de maneira diferenciada e personalizada no ramo de consultoria, oferecendo diversos serviços ambientais e florestais desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar. Confira nosso Portfólio e os trabalhos realizados pela nossa equipe.

LETÍCIA APARECIDA ELIAS

Engenheira Ambiental cursando especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x