41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Escolha entre usar racionalmente a água ou ficar sem ela, a escolha é sua!!

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar, o Paraná está passando por um período de estiagem crítica, a falta de chuva intensa já dura dez meses. E as previsões não são animadoras para os próximos meses.(ANE,220)

Com a falta de chuva o abastecimento de água sofre grande impacto, o Rio Miringuava, que abastece Curitiba e 12 cidades do entorno, perdeu 60% do volume de água (ANE, 2020).

Em época de coronavirus e de isolamento social, a recomendação para o combate da doença é a higienização e segundo a Sanepar o consumo de água em Curitiba e Região Metropolitana aumentou 8%. A estratégia da concessionária para não faltar água está sendo o rodizio no abastecimento, mas precisamos tomar consciência e como cidadãos fazer nossa parte com uso racional da água.

Uso racional não significa ficar sem este recurso, mas usá-la sem desperdício (ANA, 2011). A fim de economizar um recurso que é de todos, então vamos algumas dicas básicas para todos aplicarem no dia-dia, afinal ninguém é tão bom quanto todos nós juntos:

– Não lave casas, pátios, calçadas e carros;

– Feche a torneira ao lavar  a louça ou escovar os dentes;

– Só acione máquinas de lavar quando estiver repleta de roupas;

– Reduza o tempo ao banho, pois o chuveiro é um grande consumidor de água .

– Reutilize água sempre que possível

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x