41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – O que é e por que fazê-lo?

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um instrumento regulamentado nacionalmente pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001), que tem como objetivo contemplar efeitos positivos e negativos do empreendimento, tanto na sua fase de instalação quanto operação, em relação a qualidade de vida da população residente na área e no entorno. Para isso são avaliados diversos fatores como impactos ambientais, aspectos urbanísticos, infraestrutura urbana, qualidade ambiental, entre outros.

De acordo com a lei mencionada, os municípios devem determinar quais atividades e empreendimentos urbanos precisam apresentar EIV para obtenção de licenças ou autorizações de construção, ampliação e funcionamento. Sendo assim, no momento do planejamento de instalação ou ampliação de qualquer empreendimento, seja ele privado ou público, é importante consultar a legislação municipal local referente ao assunto.

Como já pontuado pela Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, além de ser necessário para obtenção de licenças e autorizações o EIV pode proporcionar oportunidades de melhorias e possível valorização do empreendimento, como inclusão de áreas de lazer, que podem ser um atrativo a mais no momento da venda, melhorias nas áreas de acessos de veículos e pedestres, a fim de que haja mais segurança para as pessoas que irão acessar o empreendimento, entre outros benefícios citados aqui.

Os requisitos mínimos, estabelecidos pelo Estatuto da Cidade, que devem ser considerados na elaboração do EIV são:

  • Adensamento populacional;
  • Equipamentos urbanos e comunitários;
  • Uso e ocupação do solo;
  • Valorização imobiliária;
  • Geração de tráfego e demanda por transporte público;
  • Ventilação e iluminação e;
  • Paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.

Quando se volta para a esfera municipal, além dos itens acima, também pode ser solicitado a apresentação de aspectos ambientais, como ruído ambiental, qualidade do ar, áreas verdes, entre outros, a depender da legislação do local.

Ainda, é importante mencionar que deve-se dar publicidade ao EIV e seus documentos integrantes, para que fiquem disponíveis para consulta por qualquer interessado.

Tendo em vista todos os fatores que são avaliados no EIV, para sua elaboração é necessário uma equipe multidisciplinar composta por arquitetos, engenheiros ambientais entre outros profissionais pertinentes que possam trazer robustez para o trabalho.

Ficou interessado no assunto ou precisa desenvolver um Estudo de Impacto de Vizinhança? Entre em contato conosco, pois temos uma equipe com expertise na temática para lhe auxiliar!

Karoline possui graduação em Engenharia Ambiental e mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). E é especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pela Unicesumar e em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculada ao Programa de Residência Técnica do Estado do Paraná.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x