41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Estudo de Impacto de Vizinhança e a Polêmica do Parque Bom Retiro

Estudo de Impacto de Vizinhança Parque Bom Retiro

O bairro Bom Retiro, localizado em Curitiba, recebeu este nome devido ao Hospital Bom Retiro, onde hoje fica localizado o Parque Bom Retiro.

O Hospital Bom Retiro, fundado em 1945, funcionou durante 67 anos no bairro, até que foi transferido em 2012 para um novo local, no bairro Jardim Botânico (FERNANDES, 2012). O local guarda grandes histórias, e algumas polêmicas, como o caso do paciente Austregésilo Carrano Bueno, autor do livro O Canto dos Malditos que resultou no filme O Bicho de Sete Cabeças. O autor foi internado em alguns hospitais psiquiátricos, entre eles, o Hospital Bom Retiro por ser usuário de maconha e outros medicamentos de uso restrito. Por este motivo, lutou contra o manicômio e se tornou representante nacional dos usuários na Reforma Psiquiátrica do Brasil.

O prédio possuía uma arquitetura padrão dos sanatórios brasileiros da primeira metade do século passado, mas não foi tombado pelo Estado e nem considerado unidade de interesse de preservação por conta do bosque que ladeia os 50 mil metros quadrados do terreno (FERNANDES, 2012). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que logo que um novo projeto de ocupação for apresentado, técnicos farão um estudo do local, que abriga nascentes e pequena mata de Pinheiros-do-Paraná (FERNANDES, 2012).

Após 5 anos da demolição do Hospital, a polêmica muda de cenário: a possível construção de uma unidade de uma grande rede de hipermercados. O terreno tem ao todo cerca de 60 mil m², sendo metade composto por um bosque que é considerado uma das maiores áreas urbanas preservadas da Capital (RESENDE, 2017). A parte que foi comprada pelo grupo de hipermercados tem 17 mil m² (RESENDE, 2017).

Esta nova polêmica gerou uma reivindicação dos moradores que se uniram e criaram um grupo a fim de que seja criado o Parque Municipal Bom Retiro, sendo o nome do grupo intitulado “A Causa Mais Bonita da Cidade”.

Outro caso polêmico é o bairro Rebouças que perdeu construções históricas por conta da instalação de novos empreendimentos sem que houvesse a elaboração e análise de um estudo adequado, conforme exigido pelo Estatuto das Cidades.

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), tema do debate técnico a ser realizado no dia 22 de novembro, é uma ferramenta que visa realizar uma análise, com a participação da população, dos possíveis impactos a serem gerados tanto de forma positiva quanto negativa de novos empreendimentos propostos e assim, concluir sobre a viabilidade, ou não, do mesmo.

Esta é uma das ferramentas do Estatuto das Cidades o qual tem como objetivo principal viabilizar a função social da cidade e sua sustentabilidade. Os temas mínimos a serem analisados em um EIV são: adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, paisagem urbana e patrimônio natural e cultural. Em Curitiba, infelizmente o EIV ainda não é regulamentado.

O evento, a ser realizado no dia 22 de novembro, tem como objetivo fomentar a discussão sobre o assunto, por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o que é e qual é a finalidade dos estudos, o processo de recebimento de EIV’s, desde o protocolo até a liberação do Alvará, a equipe multidisciplinar mínima, as atribuições dos técnicos que avaliarão os projetos, proposta de Termo de Referência, audiências públicas, medidas mitigadoras e compensatórias, entre outros. Para mais informações, clique aqui.

Créditos da imagem: A Causa Mais Bonita da Cidade (2017)

(27-10-17)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x