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Fui notificado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e agora ?

Muitos estabelecimentos, empreendimentos comerciais e residenciais, estão sendo notificados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mais especificamente pelo departamento de limpeza pública de Curitiba. Mas por que isso?
De acordo com o Decreto Municipal nº 983 de 2004 cada unidade tem o direito de descartar 600 litros por semana de resíduos com características domésticas, ou seja, 600 litros por semana de resíduos orgânicos e 600 litros por semana de resíduos recicláveis, sendo divididos pelo número de coletas ofertadas pela Prefeitura. Acima deste volume é obrigatório a contratação de uma empresa terceira para a coleta dos mesmos.
Cabe ressaltar que a quantidade citada anteriormente está condicionada ao IPTU e grandes geradores de resíduos podem solicitar a suspensão da cobrança da taxa de coleta junto a Secretaria Municipal de Finanças.
Como eu sei se sou grande gerador ou não?
Quando a prefeitura notifica os estabelecimentos o responsável tem o prazo de 30 dias para apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Este é um documento técnico no qual é identificado, quantificado, caracterizado os resíduos gerados no estabelecimento, bem como as formas corretas de segregação, acondicionamento e armazenamento dos mesmos. No projeto consta também indicação de empresas para a destinação correta, considerando as características do resíduos, se a empresa tem licença ambiental e fornece toda a documentação necessária.
Foi notificado? A Sinergia Engenharia pode te auxiliar e elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para regularização do seu empreendimento.