41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Fui notificado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e agora ?

Muitos estabelecimentos, empreendimentos comerciais e residenciais, estão sendo notificados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mais especificamente pelo departamento de limpeza pública de Curitiba. Mas por que isso?

De acordo com o Decreto Municipal nº 983 de 2004 cada unidade tem o direito de descartar 600 litros por semana de resíduos com características domésticas, ou seja, 600 litros por semana de resíduos orgânicos e 600 litros por semana de resíduos recicláveis, sendo divididos pelo número de coletas ofertadas pela Prefeitura. Acima deste volume é obrigatório a contratação de uma empresa terceira para a coleta dos mesmos.

Cabe ressaltar que a quantidade citada anteriormente está condicionada ao IPTU e grandes geradores de resíduos podem solicitar a suspensão da cobrança da taxa de coleta junto a Secretaria Municipal de Finanças.

Como eu sei se sou grande gerador ou não?

Quando a prefeitura notifica os estabelecimentos o responsável tem o prazo de 30 dias para apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Este é um documento técnico no qual é identificado, quantificado, caracterizado os resíduos gerados no estabelecimento, bem como as formas corretas de segregação, acondicionamento e armazenamento dos mesmos.  No projeto consta também  indicação de empresas para a destinação correta, considerando as características do resíduos, se a empresa tem licença ambiental e fornece toda a documentação necessária.  

Foi notificado? A Sinergia Engenharia pode te auxiliar e elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para regularização do seu empreendimento. 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x