41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Novidades na Sinergia Engenharia! Conheça a ingee inovação sustentável!

A Sinergia Engenharia é uma empresa brasileira, localizada em Curitiba no estado do Paraná, fundada em 2014, por 3 mulheres Engenheiras Ambientais. O propósito da Sinergia é potencializar a sustentabilidade como modelo de negócio das empresas clientes, com a missão de impactar positivamente a sociedade como um todo e, com a visão de ser a ferramenta estratégica na promoção da sustentabilidade e desenvolvimento do país. Neste sentido, a fim de oferecer ao mercado uma ferramenta palpável de promoção de sustentabilidade, e com o propósito de alcance no Brasil inteiro, é que surge em 2023, a ingee inovação sustentável.

A ingee é um software para cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa. O sistema consiste em uma ferramenta integrada que permite a inserção de dados da instituição inventariante, o cálculo das emissões em tempo real (escopos 1, 2 e 3) e a elaboração automática do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Além disso, permite uma análise estratégica do desempenho da organização, visando uma transição para uma economia de baixo carbono, por meio de módulo de Descarbonização. O software adota como metodologia de cálculo o GHG Protocol e IPCC e as diretrizes da ABNT NBR ISO 14064.

A que se destacar que o IGEE já é realizado na Sinergia Engenharia há quase 10 anos pelas vias tradicionais. Porém, para que se possa cumprir a visão da empresa e trazendo uma melhoria em seus processos internos e melhoria para as empresas clientes, a plataforma foi idealizada para ser um software saas, na qual a própria empresa cliente pode gerar internamente o seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, sem a necessidade de contratar um profissional da área ambiental. A elaboração do documento pode ser feita internamente pelos funcionários da empresa.

A ferramenta oferece diferentes modalidades de acesso, cabendo a empresa contratante identificar a melhor forma de contratação do serviço.

Quando os clientes contratam a Sinergia Engenharia e agora a ingee inovação sustentável contratam uma empresa responsável! Durante sua trajetória, a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente já conquistou algumas certificações como o reconhecimento pelo Governo do Estado do Paraná na modalidade mais elevada de premiação, ou seja, o selo clima paraná na modalidade A, por 2 anos consecutivos. O Selo Clima Paraná é uma premiação concedida pelo governo do estado para organizações que possuem práticas alinhadas ao ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como exemplos de ações internas para alcance desta pontuação a Sinergia Engenharia realizou durante o ano avaliado campanhas como doação de sangue pelos colaboradores, o envio de resíduos orgânicos para compostagem, campanhas de arrecadação para populações em vulnerabilidade social, treinamentos junto aos funcionários, elaboração de PGRS interno, Inventário de Emissões interno, etc.

Além disso, comprometidas com a sua responsabilidade ambiental, a Sinergia Engenharia deu mais um passo importante em direção a sustentabilidade, participando no ano de 2023, pela segunda vez do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol, conquistando o Selo Prata no seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) referente aos inventários dos anos de 2021 e 2022. A categoria prata, concedida para o inventário da Sinergia, é referente a publicação completa do inventário, contendo todas as informações consideradas obrigatórias pelo programa.

Outro ponto positivo alcançado pela empresa foi a compensação das emissões de gases de efeito estufa totais emitidas nos anos de 2021 e 2022! Através da aquisição de Reduções Verificadas de Emissões, geradas a partir do Projeto REED+ Jari Amapá e certificadas pela Verified Carbon Standard (VCS), a Sinergia Engenharia neutralizou 6 tCO2e  em cada ano, tornando-se assim carbono neutro!

O projeto REED+ mencionado visa a integração do manejo florestal de uso múltiplo, comercialização de serviços ambientais, conservação da biodiversidade e promoção das pesquisas científicas, de forma a gerar renda e promoção do bem-estar da comunidade local, reduzindo o êxodo rural e a marginalização social urbana. A Sinergia Engenharia está muito contente em poder estar contribuindo com  projetos sustentáveis e com a preservação da Amazônia.

E por fim, este ano pela primeira vez a empresa conquistou o selo SESI ODS, o qual tem por objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadores para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Por meio da ingee a empresa consegue atender aos objetivos 9 e 13.

Esperamos no próximo ano ampliar o número de usuários aumentando assim os impactos positivos em relação à redução do aquecimento global empoderando as empresas para que caminhem em direção à descarbonização de seus empreendimentos.

Esperamos que este projeto possa ganhar destaque nacional auxilinado as empresas na redução dos impactos ambientais negativos que resultam em consequencias que já podem ser sentidas por todos como chuvas intensas, alagamentos, secas, ilhas de calor e etc.

Esperamos verdadeiramente sermos uma ferramenta estratégica para as empresas para a promoção da sustentabilidade e desenvolvimento do pais!

Estão todos convidados à conhecerem as redes sociais do nosso novo projeto!

Clique para acessar: Instagram (@ingee_inovacao_sustentavel) e linkedin

Juliana de Moraes Ferreira
CEO da ingee inovação sustentável e Resp. Técnica/Engenheira Ambiental da Sinergia Engenharia. 
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x