maio
ISO 14001: As mudanças da nova versão

Sistemas de gestão ambiental são utilizados por empresas que buscam gerenciar suas responsabilidades ambientais de maneira sistemática, o que contribui para a sustentabilidade da empresa. Dentre os benefícios obtidos pela implantação de um sistema de gestão ambiental estão:
- Maior controle operacional;
- Minimização de riscos de acidentes ambientais;
- Cumprimento da legislação;
- Redução de impactos ambientais
- Eliminação/minimização de passivos ambientais;
- Redução de custos ambientais;
- Melhor imagem da organização perante os clientes, a comunidade e parceiros;
- Competitividade em determinados mercados.
A ISO 14001 – Requisitos com orientações para uso é uma norma internacional criada por um comitê mundial de especialistas em gestão ambiental, e faz parte da série ISO 14000 – Sistemas de gestão ambiental. A referida norma busca estabelecer uma estrutura de gestão ambiental que consiga atingir os efeitos desejados pelo sistema de gestão ambiental da empresa e é altamente compatível com a norma de gestão da qualidade ISO 9001.
A norma ISO 14001 foi atualizada em setembro de 2015 estabelecendo um prazo de três anos para a atualização das empresas que têm certificação no modelo de 2004. Mas o que mudou?
- Maior enfoque na busca do equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade: meio ambiente, sociedade e economia;
- Envolvimento da alta direção com os objetivos ambientais da empresa, de maneira que sejam compatíveis com os objetivos de negócio da mesma;
- Inclusão do conceito de risco ambiental e oportunidades de forma integrada à ISO 30.001/2009, o que pode orientar a priorização de aspectos da organização, pois reconhece que certos eventos podem ter efeitos mais amplos do que ambientais, impactando ainda a credibilidade e saúde financeira da organização;
- Adequação do conceito de melhoria contínua: a norma agora é específica em afirmar que melhoria contínua se refere ao desempenho ambiental, ou seja, a redução contínua da poluição;
- Ampliação dos controles e influência da organização quanto aos aspectos ambientais relacionados ao uso de produtos, desde o desenvolvimento e fabricação do produto utilizado até o tratamento ou disposição final dos mesmos.
Estas mudanças sem dúvida tornam necessário o processo de planejamento da organização para que sejam realizados ajustes a fim de compatibilizar-se à norma. Esta nova versão é também mais clara quanto à suas recomendações, tornando o processo de criação de um sistema de gestão ambiental mais clara às empresas.
A Sinergia Engenharia oferece consultoria para a compreensão e organização da companhia no sentido de prepara-la para a certificação da norma ISO 14.001/2015.
(12/05/2017)
Felipe Lukavei Ferreira
Graduando em Eng. Ambiental