41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Perdeu o prazo de entregar o RAPP do IBAMA?

Não se preocupe que você não perdeu! Que notícia maravilhosa para uma sexta-feira santa, não é mesmo?

No dia 26 de março foi publicada a Instrução Normativa nº 04/2021 do Ibama. Esta Instrução Normativa prorroga até dia 29 de junho de 2021, o prazo regular para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP.

O RAPP é um relatório no qual todos os empreendimentos sujeitos à Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental -TCFA devem entregar até o dia 31 de março de cada ano referente às atividades exercidas no ano anterior.

Para saber mais sobre o RAPP, acesse o link https://sinergiaengenharia.com.br/noticias/entrega-de-rapp-ibama/

Cabe ressaltar que mesmo com a prorrogação do prazo de entrega do Relatório, os vencimentos das Taxas de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) não foram prorrogados.

Não deixem para última hora, as empresas sujeitas ao Cadastro Técnico Federal do IBAMA que não entregarem o RAPP estão sujeitas a penalidade.

Não é somente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis que vêm alterando alguns prazos. O Instituto Água e Terra, devido à Pandemia do COVID, também por diversas vezes publicou uma Resolução Conjunta SEDEST/Instituto Água e Terra que prorroga a suspensão dos prazos administrativos para licenciamentos, renovações de licenças, outorgas, apresentação de relatórios de automonitoramento, atendimento de condicionantes de licenças ambientais, apresentação de defesas, recursos e manifestações nos processos administrativos infracionais em trâmite, bem como o acesso aos processos físicos.

Portanto fique atento às orientações dos órgãos ambientais e conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, nós podemos te auxiliar da melhor forma. 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x