41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conhecido também como PGRS, é um dos documentos necessários para a obtenção do licenciamento ambiental.

A Sinergia Engenharia elabora o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da seguinte forma: visita técnica junto ao empreendimento para a coleta de informações, documentos e fotos relevantes para o projeto; elaboração do projeto propriamente dito com base nas normas e legislações ambientais vigentes; emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART junto ao CREA; entrega ao cliente para revisão final e apresentação final.

Se a sua empresa tem a obrigatoriedade de apresentar o PGRS, um conselho é guardar os documentos das empresas terceirizadas responsáveis pelo transporte e destinação final de todos os resíduos gerados no empreendimento. Estes documentos referem-se a: contratos de prestação de serviços, comprovantes recentes de coleta e licenças de operação ou autorizações ambientais válidas das mesmas. Além disso, é pertinente a guarda de listas de presenças de atividades, ações, treinamentos ou palestras de assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente que a empresa tenha oferecido recentemente.

Além da obrigatoriedade do cumprimento da legislação ambiental, a efetiva implantação de um PGRS traz benefícios sociais, ambientais e econômicos. Como exemplos podem ser citados:

  • Identificação dos pontos de geração de cada tipo de resíduo;
  • Minimização na geração de resíduos;
  • Apresentação de diretrizes para a separação correta dos materiais;
  • Redução do impacto ambiental da atividade;
  • Aumento do índice de reciclagem;
  • Aumento da vida útil dos aterros;
  • Retorno financeiro na venda de materiais recicláveis;
  • Auxílio na preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
  • Melhoria na organização e na limpeza do empreendimento;
  • Soluções de destinação mais corretas e econômicas;
  • Boa imagem aos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade.

Para que o cliente possa ter esses benefícios, a Sinergia Engenharia trabalha na elaboração dos planos de forma que os mesmos possam de fato ser implantados. Mas, como em todos os projetos, para uma efetiva implantação do mesmo é muito importante a conscientização e participação de todos os colaboradores, inclusive dos dirigentes da empresa.

A Sinergia Engenharia elabora ainda outras versões de PGRS, tais como: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

(12/6/2015)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x