41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conhecido também como PGRS, é um dos documentos necessários para a obtenção do licenciamento ambiental.

A Sinergia Engenharia elabora o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da seguinte forma: visita técnica junto ao empreendimento para a coleta de informações, documentos e fotos relevantes para o projeto; elaboração do projeto propriamente dito com base nas normas e legislações ambientais vigentes; emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART junto ao CREA; entrega ao cliente para revisão final e apresentação final.

Se a sua empresa tem a obrigatoriedade de apresentar o PGRS, um conselho é guardar os documentos das empresas terceirizadas responsáveis pelo transporte e destinação final de todos os resíduos gerados no empreendimento. Estes documentos referem-se a: contratos de prestação de serviços, comprovantes recentes de coleta e licenças de operação ou autorizações ambientais válidas das mesmas. Além disso, é pertinente a guarda de listas de presenças de atividades, ações, treinamentos ou palestras de assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente que a empresa tenha oferecido recentemente.

Além da obrigatoriedade do cumprimento da legislação ambiental, a efetiva implantação de um PGRS traz benefícios sociais, ambientais e econômicos. Como exemplos podem ser citados:

  • Identificação dos pontos de geração de cada tipo de resíduo;
  • Minimização na geração de resíduos;
  • Apresentação de diretrizes para a separação correta dos materiais;
  • Redução do impacto ambiental da atividade;
  • Aumento do índice de reciclagem;
  • Aumento da vida útil dos aterros;
  • Retorno financeiro na venda de materiais recicláveis;
  • Auxílio na preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
  • Melhoria na organização e na limpeza do empreendimento;
  • Soluções de destinação mais corretas e econômicas;
  • Boa imagem aos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade.

Para que o cliente possa ter esses benefícios, a Sinergia Engenharia trabalha na elaboração dos planos de forma que os mesmos possam de fato ser implantados. Mas, como em todos os projetos, para uma efetiva implantação do mesmo é muito importante a conscientização e participação de todos os colaboradores, inclusive dos dirigentes da empresa.

A Sinergia Engenharia elabora ainda outras versões de PGRS, tais como: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

(12/6/2015)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica de Miranda Paulo
Engenheira Ambiental, Mestra em Meio Ambiente Urbano e Industrial e Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!