41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

O Programa de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD) é o documento que orienta a execução e o acompanhamento ou monitoramento da recuperação ambiental de uma determinada área degradada. O dever de recuperar áreas, que se encontram com ecossistemas danificados, transformados ou destruídos, por ação humana ou natural está previsto na Constituição Federal de 1988 (Artigo 255). Posteriormente, no Decreto 97.632/1989, o PRAD passou a ser exigido como complementar ao RIMA para empreendimentos minerários. O documento também passou a ser solicitado em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), firmados entre empresas e o Ministério Público.

A recuperação de uma área degradada nada mais é que a restituição de um ecossistema a uma condição mais próxima possível de sua condição original. Existem vários modelos e técnicas para a recuperação de uma área degradada, cuja escolha depende da situação de degradação da área e das condições de regeneração do ecossistema afetado. Por esse motivo é necessário, para cada caso, a elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) específico.

De acordo com a Instrução Normativa IBAMA nº 04/2011, O PRAD deverá reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a consequente definição de medidas adequadas à recuperação da área.

A Sinergia Engenharia possui uma equipe multisciplinar capacitada e experiente pronta para realização do seu PRAD. Entre em contato!

Para verificar outros serviços florestais prestados por nossa equipe acesse: https://bit.ly/2H0kr9B

(28/05/2018)

Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUCPR, e tem sua atuação focada na Conservação da Natureza.

 

 

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x