41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

#Prayforamazon

O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade biológica, tem a maior cobertura de floresta tropical do mundo, isso devido a floresta Amazônica, com 3 milhões de km² de área e a maior reserva de água doce. Dados para termos muito orgulho, mas não é o que vemos nos discursos dos governantes, infelizmente. Os discursos acabam não sendo em defesa do meio ambiente  e sim em não deixar que o mesmo seja um obstáculo para os produtores, mineradores e para as indústrias.

Recentemente vimos uma viralização nas redes sociais em defesa a floresta amazônica o que me inspirou a escrever esse texto, então vamos lá.  

Em 2008 foi publicado o Decreto nº 6.257 o qual fica o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES autorizado a destinar o valor das doações recebidas em espécie, apropriadas em conta específica denominada Fundo Amazônia, para a realização de aplicações não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável no bioma amazônico e os principais apoiadores são o governo da Noruega e da Alemanha.

O desmatamento na Amazônia Legal, caiu de 27,8 mil km² em 2004 para o menor resultado histórico em 2012, segundo reportagem do BBC que pode ser atribuída principalmente ao aumento da fiscalização, melhora do monitoramento por satélite, entre outros. E não estou querendo fazer alusão ao governo passado, mas uma política de combate ao desmatamento que deu muito certo.  

O desmatamento altera todo o clima, o ecossistema, o regime de chuva, temperatura, produção de alimentos e o mercado econômico. A Moratória da soja, por exemplo, que é um acordo feito entre organizações não governamentais, agroindústrias e governos com o compromisso de não comprar a commodity de áreas desmatadas, o acordo de não comprar carne de fazendas desmatadas, tudo isso interfere o planeta como um todo.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) o desmatamento na Amazônia aumentou em julho deste ano em relação ao mesmo mês do ano de 2018, dados estes desacreditados pelos atuais governantes, mas aí me questiono se o melhor é procurar outra empresa para monitorar e gerar dados do desmatamento ou concentrar os esforços em ações de combate ao desmatamento?

O que está acontecendo é que os focos de queimadas na Amazônia cresceram 70% neste ano em comparação com 2018. O Brasil registrou 66,9 mil pontos de incêndio, sendo o maior índice desde 2013, (Medeiros, 2019) .  

# Prayforamazon. 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x