41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Programa de Qualidade em Obras

O Monitoramento Ambiental da obra auxilia para o crescimento dos índices de sustentabilidade estipulados pelo PBQP-H

A pergunta é: Como efetivar a redução do déficit habitacional no país de forma eficiente envolvendo as construtoras? Para tal existe o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, o qual é um instrumento do Ministério das Cidades do Governo Federal, firmado quando da assinatura da Carta de Instambul (Conferência do Habitat II/1996).

No ano de 2018 novos requisitos foram aprovados pelo Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC, onde formam incluídos itens de sustentabilidade em obras. A norma SiAC integra o PBQP-H e juntas visam contribuir também com a evolução da qualidade, produtividade, inovação e competitividade para o setor.

Os itens incluídos referem-se ao monitoramento de indicadores de desempenho como geração de resíduos, consumo de água e energia. Além disto, as construtoras devem estabelecer uma política e objetivos para o sistema de gestão da qualidade, considerando objetivos de sustentabilidade nos canteiros de obras, devendo manter informação documentada sobre tais objetivos e o planejamento para alcançá-los. Cada obra deve possuir ainda um Plano de Qualidade da Obra, contendo inclusive o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.

O selo PBQP-H é exigido pela Caixa Econômica Federal para as Construtoras que desejam aprovação e financiamento para a construção de seus empreendimentos no Programa Minha Casa Minha Vida.

A Sinergia Engenharia está comprometida e alinhada com os objetivos e políticas de clientes que querem fazer a diferença agindo localmente e pensando globalmente! Visamos ser uma ferramenta estratégica na promoção da sustentabilidade das obras e consequentemente gerar impactos positivos para a sociedade e para o desenvolvimento do país!

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana de Moraes Ferreira
Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x