jun
Quando devo elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da minha empresa?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um projeto requisitado pelos órgãos ambientais para a obtenção/renovação da licença ambiental de diversos tipos de atividades.
O principal objetivo do mesmo é a melhoria na gestão interna dos resíduos gerados pelo empreendimento.
Esta atividade se dá por meio do levantamento da situação atual do estabelecimento no que se refere aos resíduos gerados e proposições de adequação do mesmo às legislações e normativas aplicáveis ao tema.
O diagnóstico da situação atual deve levantar a rotina da empresa no que se refere às atividades de: segregação, acondicionamento interno, armazenamento externo, coleta, transporte e destinação final dos resíduos. Cabe ressaltar que este projeto deve ser elaborado por profissional habilitado e acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.
Além da adequação do estabelecimento às legislações ambientais, alguns dos benefícios da elaboração e efetiva implantação do PGRS são:
- Minimização na geração de resíduos;
- Redução do impacto ambiental da atividade;
- Aumento do índice de reciclagem;
- Auxílio na preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
- Melhoria na organização e na limpeza do empreendimento;
- Soluções de destinação mais corretas e econômicas;
- Boa imagem aos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade.
A Sinergia Engenharia é uma empresa de Consultoria Ambiental que executa este projeto de acordo com as legislações cabíveis ao tema, e em 2 anos e 4 meses de história já realizou inúmeros Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS para diversos ramos de atividade, como exemplo:
- Indústria Metalúrgica/Usinagem: Tornopar Usinagem, CNC Seals, Metalparts, Lumiparts, DMC Brasil, Usilab, Fecial, Power Turbo…
- Transportadoras: Cia Verde Log, Transville…
- Ramo de Alimentos: Paleteca, Wikimaki, Panificadora Águia…
- Indústrias Diversas: Beaulieu do Brasil, Gráfica Corgraf, Membracel, Formighieri, Ultragaz, Tricofort, Gauer do Brasil…
Faça como eles e dê o primeiro passo para a sustentabilidade em sua empresa e conte conosco para ajudá-lo!
(10/06/2016)
Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.