41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Sinergia Engenharia elabora Estudo de Geração de Tráfego e Demanda por Transporte Público em Ponta Grossa

Nos dias 04, 05 e 06 de Abril de 2016 a equipe da Sinergia Engenharia esteve no Município de Ponta Grossa a fim de efetivar o Estudo de Geração de Tráfego e Demanda por Transporte Público de dois empreendimentos para a Construtora e Incorporadora Prestes Engenharia.

O estudo realizado é um capítulo do projeto denominado Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, o qual deve ser apresentado ao setor de Urbanismo da Prefeitura local como parte integrante do processo para a solicitação do Alvará de Construção dos empreendimentos denominados Jardim Carvalho, com 48.000 m² e Oficinas I, com área total de 16.645,38 m².

O EIV será elaborado de acordo com o Termo de Referência encontrado na Lei Municipal de Ponta Grossa nº 12.447 de 14 de Março de 2016 e a Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001.

O estudo contempla os efeitos positivos e negativos provenientes da construção do empreendimento quanto a qualidade de vida da comunidade do entorno no meio urbano e inclui a análise de questões como: adensamento populacional; equipamentos urbanos e comunitários; uso e ocupação do solo; valorização imobiliária; geração de tráfego e demanda por transporte público; ventilação e iluminação; paisagem urbana e patrimônio natural e cultural, entre outros.

Já o capítulo de Estudo de Geração de Tráfego e Demanda por Transporte Público tem como objetivo apresentar um diagnóstico da geração de tráfego em horários de pico no que se refere a passagem de veículos leves e pesados, ônibus, motocicletas e bicicletas e estimativa do impacto que o empreendimento irá gerar nessas vias, incluindo as áreas de estacionamento, pontos de táxi, transporte coletivo, entre outros. Faz parte do estudo indicar problemas atuais, previstos e suas soluções para atendimento da população, incluindo a necessidade de obras, ampliação de pistas, acessos, travessias, entre outros.

O estudo foi realizado em três etapas distintas, são elas: Definição da área de estudo, contagens volumétricas e classificatória de veículos e análise dos dados.

(08-04-2016)

Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana de Moraes Ferreira
Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!