set
Você sabia que existe uma norma ISO de certificação de gerenciamento de eventos sustentáveis?

Qualquer tipo de evento, sejam eles pequenos como é o caso de eventos empresariais, ou grandes como a Copa do Mundo, causam impactos sobre a sociedade e o meio ambiente.
Durante a sua duração eles podem aumentar a geração de resíduos, o consumo de água e energia e até mesmo causar uma intervenção mais duradoura nas comunidades locais
Neste sentido em 2012 foi publicada a ISO 20121:2012, Sistemas de gestão para a sustentabilidade de eventos – Requisitos com orientações de uso, com o objetivo de apoiar os organizadores de eventos na integração da sustentabilidade em suas atividades, deixando um legado positivo após sua realização.
Uma norma de sistema de gestão desafia a organização a melhorar seu processo e considerar a melhoria continua no seu desempenho. Cabe ressaltar que o sucesso deste sistema depende do comprometimento de todos os envolvidos inclusive da alta direção.
O modelo de gestão desta norma é conhecida na administração geral como PDCA (Planejar, Execultar, Checar e Agir). Esta não é aplicada única e exclusivamente para o evento em si, mas para toda a sua cadeia.
Alguns beneficios de um evento sustentável são:
- A diminuição de custos associada à redução dos consumos de energia e água;
- Melhoria da imagem considerando os valores da sustentabilidade;
- Promoção da empregabilidade junto à população local;
- Satisfação do publico com possibilidade de participar e contribuir para a realização de um evento sustentável;
- Redução no consumo dos recursos naturais;
- Promoção de uma melhor qualidade do ar, entre outros.
Hoje inicia o Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, o evento não será certificado mas está engajado com os princípios de sustentabilidade. Mais detalhes deste evento serão divulgados semana que vem! Aguardem!
(04/09/2015)
Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis