41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Você sabia que existe uma norma ISO de certificação de gerenciamento de eventos sustentáveis?

Qualquer tipo de evento, sejam eles pequenos como é o caso de eventos empresariais, ou grandes como a Copa do Mundo, causam impactos sobre a sociedade e o meio ambiente.

Durante a sua duração eles podem aumentar a geração de resíduos, o consumo de água e energia e até mesmo causar uma intervenção mais duradoura nas comunidades locais

Neste sentido em 2012 foi publicada a ISO 20121:2012, Sistemas de gestão para a sustentabilidade de eventos – Requisitos com orientações de uso, com o objetivo de apoiar os organizadores de eventos na integração da sustentabilidade em suas atividades, deixando um legado positivo após sua realização.

Uma norma de sistema de gestão desafia a organização a melhorar seu processo e considerar a melhoria continua no seu desempenho. Cabe ressaltar que o sucesso deste sistema depende do comprometimento de todos os envolvidos inclusive da alta direção.

O modelo de gestão desta norma é conhecida na administração geral como PDCA (Planejar, Execultar, Checar e Agir). Esta não é aplicada única e exclusivamente para o evento em si, mas para toda a sua cadeia.

Alguns beneficios de um evento sustentável são:

  • A diminuição de custos associada à redução dos consumos de energia e água;
  • Melhoria da imagem considerando os valores da sustentabilidade;
  • Promoção da empregabilidade junto à população local;
  • Satisfação do publico com possibilidade de participar e contribuir para a realização de um evento sustentável;
  • Redução no consumo dos recursos naturais;
  • Promoção de uma melhor qualidade do ar, entre outros.

Hoje inicia o Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, o evento não será certificado mas está engajado com os princípios de sustentabilidade.  Mais detalhes deste evento serão divulgados semana que vem! Aguardem!

(04/09/2015)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x