41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

PGRS em Curitiba agora é online

Saiba se o seu PGRS precisa ser feito em formato online, em Curitiba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba realizou mudanças recentes no protocolo de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

A partir de agora, os PGRS que precisam ser protocolados como pré-requisito para obtenção ou renovação de licenças ambientais devem ser feitos no Portal Sima Online da Prefeitura de Curitiba.

Até então, já era possível realizar o protocolo online de algumas solicitações na SMMA Curitiba. O que muda para as empresas que precisam protocolar o PGRS para obter licenças ambientais, é que no Portal SIMA Online é aberto um formulário para preenchimento online do PGRS. 

O PGRS online consiste no cadastro dos resíduos gerados, quantidades e tipologia dos mesmos, empresas envolvidas no transporte e destino final. Após o preenchimento, devem ser anexados:

  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da elaboração do PGRS;
  • Relatório fotográfico demonstrando as formas de acondicionamento e armazenamento de resíduos sólidos;
  • Comprovantes de coleta e certificados de destinação final dos resíduos gerados no Sistema Nacional de Informações sobre Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR) referente ao período dos últimos 12 meses;
  • Contratos vigentes com assinatura das empresas terceirizadas para os serviços de coleta e tratamento /destinação final dos resíduos sólidos;
  • Licenças ambientais válidas das empresas prestadoras de serviços de coleta e tratamento / destinação final de resíduos sólidos
  • Contrato da empresa terceirizada referente ao fornecimento de refeições preparadas, válida e assinada;
  • Termo de responsabilidade preenchido e assinado pelo responsável técnico da elaboração do PGRS e empreendedor;
  • Dentre outros documentos administrativos.

 

Por isso, é importante que as empresas contratadas para transporte, tratamento e destino final de resíduos sólidos possuam licenças ambientais válidas e compatíveis com as atividades executadas; o gerador deve atender a Portaria 280 de 2020 do Ministério do Meio Ambiente, ou seja, gerar seu Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos e Certificado de Destinação Final em conformidade com as exigências legais, não armazenar resíduos sólidos num prazo superior a 12 meses (Resolução CEMA 109 de 2021).

Se você precisa elaborar um PGRS ou tem dificuldades na implantação deste projeto, entre em contato com nossa equipe técnica que iremos ajudá-lo!

Assuntos relacionados: MTR online se tornará obrigatório!

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x